Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

Sobrinho-Neto que matou Tia-Avó condenado a 16 de prisão

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-03-2014

O Tribunal da Lousã condenou hoje a 16 anos e meio de prisão um jovem de Miranda do Corvo, de 20 anos, acusado de roubo e homicídio qualificado de uma idosa da sua família.

PUBLICIDADE

O jovem era acusado de ter assassinado há um ano a sua tia-avó, viúva, de 74 anos, após ter entrado em sua casa durante a noite, enquanto esta dormia, para lhe roubar um fio e um par de brincos de ouro.

Durante o julgamento, o arguido confessou quase todos factos constantes da acusação, mas negou um plano para matar Maria do Carmo Ventura, com quem tinha estado menos de 48 horas antes do crime.

PUBLICIDADE

publicidade

A presidente do coletivo de juízes disse que o tribunal decidiu aplicar ao jovem uma pena única de 16 anos e seis meses de prisão, por cúmulo jurídico, pelos crimes de homicídio qualificado e roubo qualificado.

O arguido foi ainda condenado a pagar 106.811 euros aos familiares diretos da vítima, a título de indemnização, mais juros de mora.

PUBLICIDADE

“Pense bem o que quer para o futuro”, advertiu a magistrada no final, admitindo que a pena aplicada “não é especialmente” pesada.

O tribunal “não acreditou no arrependimento sincero” do arguido, alegando que este “agiu por motivo fútil”, causando a morte a “uma pessoa particularmente indefesa”, com quem tinha uma relação de proximidade.

Ao ler o acórdão, a juíza realçou que o jovem, que tinha 19 anos quando praticou os crimes, no lugar de Casais de São Clemente, arredores de Miranda do Corvo, matou a sua familiar “por uma ninharia”.

Maria do Carmo Ventura, que residia sozinha, foi encontrada morta no dia 05 de março de 2013, na cama, com “sinais de violência”, sem o fio e os brincos de ouro que usava diariamente.

A morte foi provocada por asfixia, com uma almofada que o arguido lhe colocou sobre o rosto, tendo usado de violência para silenciar a vítima e remover os seus adornos de ouro.

O tribunal decidiu não aplicar ao arguido o regime de jovens delinquentes, por considerar que tal não resultaria “em qualquer vantagem para a sua reinserção social”.

Três dias após os crimes, a Polícia Judiciária deteve o jovem, vizinho da vítima, que já tinha vendido as peças de ouro por 305 euros, em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com