Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Sobe para 321 número de mortos no sismo na Indonésia

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-11-2022

O número de mortos no terramoto que atingiu a província de Java Ocidental, na Indonésia, na segunda-feira, subiu para 321, indicou hoje a agência nacional de gestão de catástrofes.

PUBLICIDADE

O epicentro deste terramoto de magnitude 5,6 ocorreu perto da cidade de Cianjur, com cerca de 170.000 habitantes, onde causou estragos devido à sua pouca profundidade e ao atingir uma área densamente povoada.

Após um número inicial de cerca de 270 vítimas mortais, o número de mortos continuou a aumentar a cada dia, uma vez que as equipas de resgate descobriram novos corpos debaixo dos escombros de edifícios que desabaram ou foram engolidos por deslizamentos de terra.

“Após a descoberta de mais oito corpos no sábado e três hoje, estamos agora em 321 mortos”, disse o chefe da agência de gestão de catástrofes, acrescentando que 11 pessoas continuam desaparecidas e que as operações de busca vão continuar na segunda-feira.

O terramoto destruiu ou danificou mais de 60.000 casas e causou cerca de 73.000 deslocados, que estão agora alojados em mais de 300 abrigos, segundo o responsável.

A operação de busca e salvamento e a distribuição da ajuda humanitária foram prejudicadas pelas dezenas de réplicas sísmicas registadas após o impacto inicial, além de chuvas torrenciais, com o risco de novos deslizamentos de terra na região.

PUBLICIDADE

O terramoto de segunda-feira é o mais mortal na Indonésia desde setembro de 2018, quando um sismo e um tsunami na ilha de Celebes (Sulawesi) mataram mais de 4.300 pessoas no país, que fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, um área de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados cerca de 7.000 terramotos por ano, a maioria deles moderados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com