Coimbra

SNS vai ter um hino para assinalar os 45 anos. Letra será escrita pelos utentes

António Alves | 2 meses atrás em 12-03-2024

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lançou um concurso para a escrita da letra que dará origem a um hino que pretende assinalar os 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As propostas devem ser entregues até 30 de abril.

PUBLICIDADE

O hino será musicado pelo maestro Paulo Bernardino e conhecido no dia 15 de setembro, dia em que se assinalam os 45 anos do SNS. A música será dada a conhecer pelo Coro da SRCOM que, para a ocasião, poderá convidar outros coros da cidade para participar.

No regulamento, é dito que podem concorrer todos os cidadãos interessados, “só sendo admitidos textos inéditos, em língua portuguesa, em poesia”.

PUBLICIDADE

A escolha caberá a um júri que, para além do presidente da SRCOM, contará com os seguintes nomes: Isabel Garcia (presidente da Liga dos Amigos dos HUC), Ana Paula Arnaut (catedrática da FLUC), Paulo Bernardino (maestro do coro), Teresa Sousa Fernandes (médica escritora) e Carlos Braz Saraiva (médico escritor).

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente Manuel Teixeira Veríssimo explicou que a ideia da criação do hino nasceu em setembro do ano passado, altura em que se assinalou o 44.º aniversário do SNS.

PUBLICIDADE

publicidade

“Queremos fazer algo diferente no dia em que se assinalam os 45 anos do Serviço Nacional de Saúde. O hino não existe em Portugal e achamos que deveria ser criado em Coimbra, cidade ligada à criação deste serviço”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Manuel Teixeira Veríssimo

Na conversa com o Notícias de Coimbra, o presidente da SRCOM mostrou-se esperançado em que o Governo eleito no passado domingo possa “corrigir as lacunas do atual SNS”.

“Eu penso que essa adaptação poderia ter sido feita ao longo dos últimos 45 anos, mas não foi feita devidamente”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do concurso

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE