Coimbra

SNS e inteligência artificial foram os temas do dia na cerimónia de homenagem aos médicos

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 22-06-2024

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos homenageou, na tarde deste sábado, dia 22 de junho, os Médicos do distrito de Coimbra que completam 25 e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos. O tema da reforma do SNS esteve na ordem dia.

PUBLICIDADE

O objetivo é comemorar o Dia do Médico prestando um tributo aos profissionais pelo seu empenho, esforço e dedicação ao longo da carreira. 

Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, este momento visa “enaltecer e reconhecer o esforço e capacidade de entrega dos médicos”.

PUBLICIDADE

No seu discurso, o presidente reconheceu a dificuldade do sistema nacional de saúde em se adaptar às novas realidades. Enunciando alguns dos problemas enfrentados pelos profissionais, este defendeu a necessidade de revalorizar o SNS tornando-o mais “atraente e competitivo”

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, também presidiu à cerimónia. Segundo este, os médicos têm um papel fundamental para o país, não só na prestação direta de cuidados de saúde, mas também durante situações de crise como a pandemia da Covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Sem saúde não há liberdade e sem liberdade não há saúde”, refere.

O bastonário sublinhou ainda o problema da inteligência artificial, afirmando que muitas atividades e tarefas da medicina serão substituídas. Segundo Carlos Cortes, o caminho para enfrentar os problemas atuais e futuros do SNS passa por voltar a praticar uma medicina de “proximidade, de afeto, do olhar e do ouvir”, onde o mais importante é o doente.

A sessão aconteceu na antiga igreja do Convento São Francisco e contou com a participação de Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM, António Costa, Presidente do NEM/AAC, Rita Ribeiro, Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina e Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. 

O evento contou ainda com um momento musical do Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro.

Ao todo foram homenageados 101 médicos. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE