Coimbra

SMTUC vão chegar à localidade de Orelhudo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-12-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) continuam a melhorar o serviço público de transportes. Nesse sentido, o executivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta para prolongar a rede de transportes públicos até à localidade de Orelhudo. A solução encontrada passa pela criação da Linha n.º 203 (Cernache/Casconha – Orelhudo), que será um serviço flexível, à semelhança do criado para servir a localidade de Vila Pouca, a Linha n.º 201 (Cernache – Vila Pouca).

PUBLICIDADE

A CM Coimbra continua a expandir o serviço público de transportes para várias localidades do concelho. Esta proposta surge na sequência da entrada em funcionamento das cinco novas linhas que a CM Coimbra preparou para a alongar a rede dos SMTUC e que, desde dezembro do ano passado, servem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego, com mais de 140 horários e cerca de 2000 quilómetros. Um reforço que permitiu um aumento significativo da oferta a nível de horários e que os habitantes destas zonas passassem a usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC.

PUBLICIDADE

 

A introdução destas novas linhas foi sendo acompanhada pelos serviços municipais e pelos SMTUC de modo a apurar eventuais necessidades de ajustamentos na oferta e ir ao encontro de algumas solicitações da população, como por exemplo o acesso à Extensão de Saúde de Cernache. Algumas dessas alterações foram introduzidas em novembro passado e, nessa altura, entraram em funcionamento as Linhas n.º 201 e 201T, que passaram a servir as povoações de Vila Pouca e Casa Telhada. A possível extensão da rede à povoação de Orelhudo já estava, nessa data, a ser estudada, através da introdução de uma variante da Linha n.º 201, denominada de Linha n.º 203.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Desta forma, a proposta que agora vai ser avaliada pelo executivo municipal passa pela extensão da rede de transportes públicos até à localidade de Orelhudo, através de um serviço flexível, a Linha n.º 201 (Cernache – Vila Pouca), sendo que esta variante vai passara a ter a designação de Linha n.º 203 (Cernache/Casconha – Orelhudo) e será realizada com base no aproveitamento dos meios existentes ao serviço da Linha n.º 201, não sendo necessária a afetação de mais meios humanos e materiais. Na Linha n.º 201 vai ser, contudo, suprimido um horário nos dias úteis (partida de Cernache às 7h42 e de Vila Pouca às 7h53), que tinha procura reduzida e para a qual existe oferta antes e depois, com pouca diferença horária. 

 

A nova variante, com a designação de Linha n.º 203, vai fazer o seguinte percurso: o ponto de horário será Cernache (Casconha), Rua da Escola, Rua da Ribeira da Casconha, Orelhudo (Rua das Alminhas, Rua de Baixo e Largo da Fonte), Estrada Principal, Rua Fonte da Lapa, Rua da Escola e novamente Cernache (Casconha), sendo que, em alguns horários, terminará na Extensão de Saúde de Cernache. Se a proposta for aprovada, a localidade de Orelhudo passa a ser servida com oito viagens nos dias úteis, quatro aos sábados e três aos domingos e feriados.  

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE