O presidente da câmara de Coimbra admitiu segunda-feira, 1 de setembro, transformar os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em empresa municipal.
Questionado pelo Notícias de Coimbra se a questão SMTUC era “um calcanhar de aquiles” no mandato de quatro anos, José Manuel Silva referiu que não fazia essa leitura pois, no seu entender, estão em produção “30 autocarros novos elétricos”.
“Este executivo será responsável pela maior injeção sempre de autocarros novos nos SMTUC”, frisou, recordando que em 2021 encontraram uma empresa “abandonada há muitos anos, sem os devidos investimentos”.
PUBLICIDADE
Para além dos novos veículos, o autarca lembrou o trabalho que está a ser feito de avaliação e integração das linhas dos transportes conimbricenses com o Metrobus.
Sobre as soluções profissionais para os trabalhadores dos SMTUC, manteve o que tem dito: “há soluções e estamos a trabalhar nelas, como nunca se trabalhou”. “O Governo está em diálogo, neste momento, com os sindicatos, que a decisão depende do Governo, mas nós já nos disponibilizamos para a institucionalização de um suplemento que corresponderá a cerca de 15% de vencimento”, disse.
Sobre o futuro da empresa, o presidente da câmara admitiu a possibilidade de a transformar “em empresa municipal”, como já aconteceu as Águas de Coimbra e com os transportes municipalizados de Braga.
Veja a resposta de José Manuel Silva em relação aos SMTUC
PUBLICIDADE