Coimbra

SMTUC tem nova administração. Jorge Jesus sucede a Ana Bastos

António Alves | 4 meses atrás em 08-01-2024

Jorge Miguel Jesus foi esta segunda-feira, 8 de janeiro, nomeado como novo presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). A proposta foi aprovada apenas com os votos favoráveis da coligação Juntos Somos Coimbra. Vereadores da CDU e PS abstiveram-se.

PUBLICIDADE

O tema da proposta de nomeação de membros do Conselho de Administração dos SMTUC começou logo a ser abordado no período antes da Ordem do Dia. José Manuel Silva, presidente da câmara, aproveitou a sua intervenção inicial para recordar que os problemas na empresa municipal já duram há mais de uma década.

“Vários erros de gestão subsequentes, o não rejuvenescimento da frota, por falta de investimento, e o alargamento do número de linhas sem a devida preparação prévia, em material e recursos humanos, culminaram no atual período difícil, que só não se manifestou em pleno mais cedo porque os transportes públicos estiveram em modo reduzido durante a pandemia Covid-19”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da câmara, os tempos atuais tornam “ainda mais exigente e consumptiva a gestão” da empresa municipal, levando a que os três vereadores exerçam a gestão em part-time que não lhes “permite dedicar à gestão dos SMTUC, a antecipação, prevenção e resolução de múltiplos problemas, todo o tempo que os mesmos exigem”.

“Tendo sempre como objetivo final a melhoria do serviço prestado pelos SMTUC aos munícipes, o que hoje se propõe para aprovação em reunião do executivo camarário é precisamente o propósito de tratamento dos problemas elencados, propondo a criação de um Conselho de Administração a tempo inteiro, conforme previsto na Lei, possibilitando uma gestão profissional e dedicada permanente, ao mesmo tempo que se libertam os vereadores para o desempenho dos seus restantes e consumptivos pelouros camarários”, lembrou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José Manuel Silva

Carlos Lopes, vogal do Conselho de Administração que agora está de saída, disse que “é com otimismo que vejo esta mudança de gestão, a qual considero ser uma oportunidade de melhoria e eficiência para os serviços”.

Ana Bastos, vereadora e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, fez o balanço dos últimos dois anos. “A (sua) ação foi a possível face às restrições financeiras enfrentadas e face ao estado da frota herdada, fruto dos desinvestimentos feitos pelos executivos anteriores”, afirmou.

À nova administração, “desejo as maiores felicidades para dar continuidade aos vários desafios, uns em andamento e outros que importa empreender”. “Os próximos anos serão desafiantes, não só nas várias frentes elencadas, mas sobretudo na interação dos SMTUC com o futuro Sistema do Metro Mondego, seja em termos de rede de transportes, seja do sistema de bilhética e tarifário”, frisou.

Francisco Queirós, eleito da CDU, reconheceu que esta proposta vai de encontro à lei publicada em 2020 e que permite a escolha de uma administração externa ao executivo municipal e, como tal, não iria votar contra a indicação dos três novos elementos.

Do lado do PS, a vereadora Regina Bento mostrou-se espantada pela nomeação de um Conselho de Administração externo, o que representará “um encargo adicional para a Câmara de cerca de 150.000€ por ano”. “Para quem tanto se queixa de falta de receita é no mínimo incoerente!”, disse.

“Esta proposta significa um atestado de incompetência ao anterior Conselho de Administração liderado pela Sra. Vereadora Ana Bastos, a grande especialista em mobilidade! Afinal, a montanha pariu um rato!”, afirmou a autarca, que dessa forma reconhece estarmos perante “um executivo cansado, desnorteado, sem qualquer capacidade de coordenação da ação dos serviços municipais, colecionando inconseguimentos e avolumando despesa”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Regina Bento

Na hora da decisão, os únicos votos favoráveis pertenceram aos vereadores da coligação Juntos Somos Coimbra (José Manuel Silva, Francisco Veiga, Ana Bastos, Carlos Lopes, Ana Cortez Vaz e Miguel Fonseca) e a abstenção dos vereadores da CDU (Francisco Queirós) e do PS (Regina Bento, José Dias, Hernâni Caniço e Rosa Cruz).

Desta forma, Jorge Miguel Jesus, com formação na área de gestão e experiência profissional no campo financeiro, gestão de recursos humanos e planeamento, entre outras áreas, toma posse do cargo esta quarta-feira 10 de janeiro.

Jorge Miguel Jesus, licenciado em organização e gestão de empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, passou por empresas ligadas à distribuição de gás natural, pela direção administrativa e financeira da Águas do Norte, em Vila Real, e foi diretor financeiro e adjunto de diretor geral da empresa Demodouro, associado ao ‘cluster’ da maçã no Centro e Norte do país.

A restante direção proposta pelo executivo é composta por dois vogais, a atual diretora-delegada dos SMTUC, Maria João Melo, e o atual responsável pelo setor de rede de tração e equipamentos auxiliares dos SMTUC, Nuno Faria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE