Coimbra

SMTUC reduzem horários face à ausência de motoristas candidatos… até no Minho!

Notícias de Coimbra | 6 minutos atrás em 26-09-2025

O número de pedidos de dispensa de trabalho por parte de motoristas dos Transportes Urbanos de Coimbra que são candidatos nas autárquicas obrigaram aqueles serviços a adaptar a oferta face à redução de trabalhadores disponíveis durante a campanha eleitoral.

A Câmara de Coimbra e os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão ajustar a oferta dos horários a partir da próxima terça-feira (arranque da campanha eleitoral) e até ao dia 13 de outubro, “para responder à ausência dos mais de 50 motoristas que têm direito à dispensa do trabalho durante a campanha eleitoral por serem candidatos nas eleições autárquicas em vários concelhos (Coimbra, Condeixa, Lousã, Figueira da Foz e Viana do Castelo)”, afirmou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, tinha afirmado na quinta-feira que havia 66 motoristas dos SMTUC que tinham pedido dispensa por integrarem listas às autárquicas de 12 de outubro, mas o município esclareceu hoje que afinal há 68 funcionários daqueles serviços que fizeram esse pedido, 52 dos quais motoristas (de um total de 290).

PUBLICIDADE

Segundo a nota de imprensa, vai ser implementado “um nível de serviço equivalente ao do período de férias escolares, garantindo os ajustes necessários nos dias úteis para as deslocações aos estabelecimentos de ensino”.

A redução da oferta procura garantir, “sempre que possível”, os horários que servem as entradas e saídas das escolas, bem como os horários habituais de entrada e saída de locais de trabalho, esclareceu.

Ao fim de semana irá também haver ajustamentos, assim como a suspensão temporária de linhas que operam em zonas do concelho de Coimbra onde há oferta do Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) da Região de Coimbra.

A utilização do SIT será gratuita para os passageiros com entrada e saída dentro do concelho de Coimbra e afetados pela suspensão temporária das linhas.

A proposta foi aprovada hoje pelo conselho de administração dos SMTUC, trabalhada pela autarquia e contou com o apoio da Comunidade Intermunicipal, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE