A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta para a atribuição de um subsídio à exploração de 1.114.152,66 euros aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O montante destina-se a garantir a atividade dos SMTUC e a solver os seus compromissos. Na reunião de hoje foi ainda aprovado um reforço extraordinário do financiamento dos SMTUC pela realização dos serviços de transporte público essenciais e em compensação pelo cenário mais severo da pandemia, que totaliza mais 962.776,88 euros.
Nas Grandes Opções do Plano para 2022 da CM Coimbra está previsto um financiamento aos SMTUC, destinado à compensação no custo social dos transportes, de 6.834.916 euros. Nesse sentido, a CM Coimbra vai agora transferir a primeira verba relativa ao ano em curso, no valor de 1.114.152,66 euros. Esta verba municipal suporta maioritariamente o custo social dos transportes, isto é, o valor da diferença entre o que custa realmente a viagem em autocarro e o valor – inferior a esse custo efetivo – que é pago pelos utentes quando adquirem bilhetes ou passes mensais.
PUBLICIDADE
Só com a redução do tarifário dos SMTUC nos últimos anos, por via do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART), é que o Governo passou a financiar a operação da Autoridade Municipal de Transportes, tendo reforçado essa compensação aos operadores de transportes devido à pandemia da COVID-19.
Nesse sentido, o executivo municipal também aprovou um reforço extraordinário do financiamento dos SMTUC pela realização dos serviços de transporte público essenciais (66.862,28 euros), no âmbito do Fundo Ambiental, e em compensação pelo cenário mais severo da pandemia (895.914,60 euros), o que totaliza um reforço de 962.776,88 euros.
Recorde-se que a estas transferências, acresce ainda o investimento na renovação da frota que a autarquia financia e a receita dos estacionamentos que também reverte inteiramente para os SMTUC.
PUBLICIDADE