Cidade

SMTUC recebem carrinha para transporte de cidadãos com mobilidade reduzida

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-12-2015

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) receberam uma nova carrinha para transporte de cidadãos com mobilidade reduzida e um novo pórtico de lavagem de autocarros.

PUBLICIDADE

a

Prevê-se que a carrinha de transporte especial entrem em atividade no início de 2016, ao passo que o pórtico já se encontra disponível. uíam 3 autocarros da marca Scania, passando a dispor de oito unidades deste construtor.

PUBLICIDADE

A nova viatura ligeira de passageiros para transporte especial de pessoas com mobilidade reduzida comprada pela CMC custou 55.141,67€ (IVA incluído). Trata-se de uma Renault Master cuja lotação pode ser de oito lugares de passageiros mais condutor ou de dois lugares de passageiros mais motorista e quatro cadeiras de rodas. Está equipada com ar condicionado, plataforma elevatória elétrica com dois braços, com capacidade para cerca de 500 kg, bem como degrau elétrico na porta lateral. Beneficia ainda de uma garantia mecânica de 5 anos ou 100.000 km.

Nos últimos anos verificou-se um acréscimo significativo na procura deste meio de transporte. Até à chegada desta nova carrinha, os SMTUC possuíam quatro unidades do género, com uma idade média de 11 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo Pórtico de Lavagem Automática de Viaturas, montado nas instalações dos SMTUC, à Guarda Inglesa, substitui um antigo sistema congénere com mais de 20 anos de funcionamento. Este equipamento irá permitir a lavagem exterior de todos os veículos que compõem a frota dos SMTUC.

O equipamento de lavagem é composto por um pórtico móvel de três escovas (duas verticais e uma horizontal), um sistema de lavagem de chassis, um arco de alta pressão estático e uma lança de pré-lavagem manual. Estes equipamentos são complementados com um sistema automático de reciclagem da água da lavagem, permitindo a sua reutilização em cerca de 90%.

O fornecimento e montagem do pórtico de lavagem automática de viaturas resulta da contrapartida do concurso público, promovido pela CMC, para a constituição de um direito de superfície sobre um imóvel propriedade do Município, destinado à construção e exploração de um centro de lavagem automóvel, junto ao Estádio Cidade de Coimbra. O pórtico de lavagem automática, cuja manutenção é da responsabilidade do fornecedor, tem como período de vigência o prazo estipulado para a constituição do direito de superfície, ou seja, 20 anos.

Com a chegada destes cinco autocarros e da carrinha, a frota dos SMTUC passa a apresentar a seguinte composição: 109 autocarros urbanos, 12 troleicarros, nove miniautocarros, três miniautocarros elétricos (Linha Azul), cinco viaturas adaptadas (Transporte Especial), um autocarro de turismo (Cidade de Coimbra) e um miniautocarro de turismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE