Coimbra

SMTUC preveem mais 2 milhões em gastos face à subida dos preços

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-03-2022

Os Transportes Urbanos de Coimbra preveem um aumento de mais de dois milhões de euros (ME) face à subida do preço dos combustíveis, afirmou hoje a vereadora responsável pela área, referindo que situação leva a uma reavaliação do orçamento anual.

PUBLICIDADE

“Em combustíveis, a permanecer o cenário atual, prevê-se um aumento de mais de dois milhões de euros em consumo” neste ano, disse à agência Lusa a vereadora da Câmara de Coimbra e presidente dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Ana Bastos.

Em resposta escrita, a responsável salientou que, para além do aumento do preço dos combustíveis, “há ainda o problema da fatura da eletricidade”, que apenas num mês passou “de mais de 100 mil euros para mais de 500 mil euros”.

PUBLICIDADE

“A situação está incomportável”, notou, referindo que na sexta-feira haverá reunião de trabalho nos SMTUC “para reavaliar alterações ao orçamento”.

Constatando que a imprevisibilidade do futuro dificulta as ações que terão de ser tomadas, Ana Bastos salientou que, “para já, a opção é tentar cortar em despesas previstas, mas que possam aguardar”.

PUBLICIDADE

A Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) afirmou hoje que o setor do transporte público rodoviário de passageiros soma um prejuízo acumulado de 70 milhões de euros face à escalada dos preços dos combustíveis.

Os preços dos combustíveis dispararam esta semana, tanto nos EUA como na Europa, para os níveis mais altos da última década, devido aos receios de uma redução na oferta, provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE