Coimbra

SMTUC conquistam prémio… na Chéquia

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-10-2022

Numa altura em que é discutida a sua internalização e sua performance é muito contestada pelos utentes, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) , conquistara o segundo lugar do “CIVITAS Awards 2022”, uma iniciativa da Rede CIVITAS (CIty-VITAlity-Sustainability), que trabalha na promoção da mobilidade urbana sustentável.

PUBLICIDADE

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e a CM de Coimbra foram distinguidos com a atribuição do segundo lugar do “CIVITAS Awards 2022”, uma iniciativa que marca a celebração do 20º aniversário da Rede CIVITAS (CIty-VITAlity-Sustainability) para a promoção da mobilidade urbana sustentável. A cerimónia da entrega dos prémios decorreu no passado dia 20 de setembro, durante a “Urban Mobility Days Conference 2022”, em Brno, na Chéquia, e onde Coimbra esteve representada através dos SMTUC, por Luís Santos, do Gabinete de Estudos e Projetos dos serviços municipalizados, anunciou hoje a autarquia.

Tal como referiu a vereadora da Mobilidade e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, na Reunião de Câmara de hoje, dia 03 de outubro, este prémio é uma “imensa satisfação” para Coimbra. A candidatura, submetida em julho deste ano, foi preparada em “tempo recorde, numa “parceria estreita e frutuosa” entre os serviços dos SMTUC e da CM de Coimbra, tal como referiu Ana Bastos. 

PUBLICIDADE

publicidade

Os prémios foram atribuídos aos municípios que, na opinião do júri constituído pelo Comité Consultivo Político da Iniciativa CIVITAS, mais se empenharam na transformação para um “lugar mais smart e habitável, através de um conjunto integrado de medidas de mobilidade implementadas ao longo dos últimos dois anos”. Assim, tal como referiu Ana Bastos, “este prémio concilia um conjunto de ações, algumas delas iniciadas e promovidas pelo executivo anterior, com quem partilhamos este êxito”.  Este ano, os prémios foram dedicados ao tema “Moving people and goods more sustainably”, reconhecendo não só as medidas implementadas, mas também a definição de uma política de mobilidade sustentável e que possa servir de modelo a outras cidades europeias. 

“Não podemos por isso deixar de reconhecer o papel fundamental que assumiu a política de mobilidade sustentável assumida por este executivo, designadamente através da adesão à plataforma MOOVIT, à evolução do sistema bilhética para permitir o pagamento por smartphone, à entrada ao serviço do sistema de bicicletas partilhadas e, em particular, à transformação do passeio ribeirinho Aeminium, inaugurado no passado dia 22 – Dia Europeu Sem Carros – para responder de forma privilegiada aos modos suaves, assim como os planos em elaboração para promover o uso da bicicleta em termos de alteração modal”, exemplificou Ana Bastos.

PUBLICIDADE

O primeiro prémio foi atribuído ao Município de Rethimno, situada na ilha de Creta, na Grécia, tendo o município de Ioannina (igualmente na Grécia) repartido o segundo prémio com Coimbra.  

Durante a cerimónia foi ainda passado um vídeo relativo a cada uma das três cidades finalistas com as boas práticas em desenvolvimento na área da mobilidade sustentável, podendo o vídeo de Coimbra ser visualizado no Canal de Youtube da Câmara Municipal (e que ainda hoje será partilhado nas redes sociais). 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE