Cidade

Mais 5 autocarros novos para os SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-11-2016

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) propõem o lançamento de um concurso público para a compra de cinco autocarros novos, por 999.990 euros (IVA incluído).

PUBLICIDADE

smtuc

A proposta, que já obteve a concordância do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, integra a agenda da próxima reunião do executivo municipal, que decorre segunda-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

Os SMTUC informam que definiram uma estratégia de renovação de frota com o objetivo de substituir as viaturas mais antigas, com maior consumo de combustível e mais emissões poluentes. Nomeadamente, as que contam entre 21 e 25 anos de serviço e que representam 18% da atual frota. Por outro lado, procura-se aproximar o rácio de viaturas de reserva aos 20%, percentagem recomendada por instituições internacionais.

A transportadora pública de Coimbra aposta também na evolução tecnológica das suas viaturas, respondendo às expetativas dos seus clientes, nomeadamente melhorando o conforto e a segurança de utentes e motoristas. Ao mesmo tempo, a aquisição de viaturas novas reduz custos de manutenção, melhorando a qualidade do serviço prestado e os impactes energético e ambiental.

PUBLICIDADE

Com mais esta aquisição, ascende a 26 o número de autocarros adquiridos, ou em vias de aquisição, pelo atual executivo camarário para incorporar a frota dos SMTUC. Entre os que foram antes comprados contam-se 10 autocarros usados,  cinco autocarros novos, dois miniautocarros híbridos; uma viatura de transporte de pessoas de mobilidade reduzida e três miniautocarros. A assinatura do contrato de compra destes três miniautocarros (tipo “Ecovia”) foi anunciada por Manuel Machado no passado dia 21 de outubro – quando se assinalaram três anos de mandato. Prevê-se que a respetiva entrega ocorra até final deste ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE