Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

SMTUC compram 5 autocarros usados pelo preço de 1 novo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-12-2014

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) adquiriram cinco autocarros usados, Mercedes-Benz O 530 N Citaro, que custaram um total de 252.150 euros, valor com IVA incluído.

PUBLICIDADE

A informação sobre a aquisição destas cinco unidades foi fornecida a NDC pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), adiantando que as viaturas rondam os 10 anos de idade, encontrando-se a meio do seu período expectável de utilização e abaixo da média de idades da frota dos SMTUC, que atualmente é de 13 anos.

O primeiro destes veículos chegará aos SMTUC na segunda semana do próximo mês de janeiro, e os restantes quatro, nas semanas imediatamente seguintes, ao ritmo de um por semana.

PUBLICIDADE

publicidade

Cada um destes autocarros possui 32 lugares sentados, 58 de pé, 1 lugar para cadeira de rodas, 3 portas de serviço duplas com rampa manual para cadeira de rodas na porta central e ar condicionado. Contam ainda com uma garantia de um ano para os órgãos mecânicos.

A CMC justifica a aquisição de usados, por causa do valor dos novos, que custam cerca de 250.000 euros, pelo que os SMTUC vão pagar aproximadamente um quinto desse valor por cada um dos usados.

PUBLICIDADE

Os SMTUC já possuíam 19 Mercedes-Benz Citaro, frota que, em breve, passará, portanto, para 24.

A informação da auatarquia refere que a atual conjuntura económica e a falta de apoios financeiros externos à Câmara Municipal de Coimbra não têm permitido renovar a frota dos SMTUC ao nível do que é necessário e desejável.

Considerando a urgência de melhorar este conjunto de autocarros, de forma a não comprometer a prestação do serviço público, associada a constrangimentos de natureza orçamental, que impedem os SMTUC de adquirirem, no imediato, viaturas novas, a CMC entendeu como mais vantajosa a aquisição de autocarros usados.

Para o efeito, foi inicialmente aberto um concurso público para aquisição de usados. Porém, segundo a CMC, porque nesse concurso foi excluída a única proposta apresentada (por não cumprir com o caderno de encargos, nomeadamente ao nível do tipo de portas), abriu-se, de acordo com a lei, um procedimento por ajuste direto à empresa Carbus Veículos e Equipamentos Lda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com