Cidade

SMTUC compra autocarros com chassis turcos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-11-2015

A compra de 5 autocarros para os SMTUC a uma empresa de Cernache do Bomjardim, Sertã, mereceu reparos de vereadores da oposição durante a reunião do executivo municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Raimundo Silva questionou o valor da compara e o factor ambiental. Ferreira da Silva insinuou que o prazo de entrega é demasiado curto e  declarou que sentia algum desconforto pela escolha de uma marca pouca conhecida. Barbosa de Melo afirmou que as viaturas são montadas em chassis made in Turquia…

Manuel Machado desvalorizou estas e outras questões, explicando que aprendeu numa visita a uma fábrica da Mercedes em Estugarda que os alemães montam na Turquia por uma questão estratégica.

PUBLICIDADE

Foram quatro as empresas que concorreram ao fornecimento de cinco novos autocarros de transporte urbano de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC): Scania Portugal, Auto-Sueco, MAN Truck & Bus Portugal e Carbus, Veículos e Equipamentos.

A escolha do júri, composto por três técnicos dos SMTUC, recaiu sobre a proposta  que consideram mais vantajosa, de acordo com o critério estabelecido no concurso.

PUBLICIDADE

publicidade

A informação enviada pela CMC a NDC omitia o nome do vencedor, mas NDC descobriu que é a Carbus a fornecer os 5 autocarros pelo valor de de 769 5000.00+IVA.

A  CMC reconhece que a renovação de autocarros dos SMTUC  se tornou necessária nos últimos anos, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço.

Segundo o actual poder local, nos últimos quatro anos não se verificou a aquisição de autocarros novos e existem apenas dois veículos com menos de cinco anos.

Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70.000 km anuais em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE