Cidade

SMTUC com mais 5 autocarros usados

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-12-2015

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentou hoje cinco autocarros usados que adquiriu para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

c

Prevê-se que os autocarros e a carrinha de transporte especial entrem em atividade no início de 2016, ao passo que o pórtico já se encontra disponível.

PUBLICIDADE

Os cinco autocarros, Scania Omnicity standard de 12 metros, custaram um total de 248.460 euros (com IVA incluído). Cada uma das cinco unidades ronda os 9 anos de idade, encontrando-se a meio do seu período expectável de utilização e abaixo da média de idade da frota dos SMTUC, que atualmente é de 13,5 anos. Os veículos chegaram aos SMTUC no passado dia 15 de dezembro.

Cada um destes autocarros possui 29 lugares sentados, 46 de pé, 1 lugar para cadeira de rodas ou, em alternativa, 31 lugares sentados, sendo dois rebatíveis e 50 lugares de pé.

PUBLICIDADE

publicidade

Além dos cinco autocarros Scania hoje apresentados, em janeiro deste ano entraram ao serviço outros cinco autocarros usados Mercedes Benz Citaro (pelo valor de 252.150€). Em pouco mais de um ano, a frota dos SMTUC passou assim a dispor de mais uma dezena de autocarros e uma nova carrinha para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, que custaram à CMC um valor que ronda os 555.000€.

Com a chegada destes cinco autocarros e da carrinha, a frota dos SMTUC passa a apresentar a seguinte composição: 109 autocarros urbanos, 12 troleicarros, nove miniautocarros, três miniautocarros elétricos (Linha Azul), cinco viaturas adaptadas (Transporte Especial), um autocarro de turismo (Cidade de Coimbra) e um miniautocarro de turismo.

Recordamos que a compra de mais 5 autocarros para os SMTUC a uma empresa de Cernache do Bomjardim, Sertã, mereceu reparos de vereadores da oposição durante uma reunião do executivo que decorreu em Novembro.

Foram quatro as empresas que concorreram ao fornecimento de cinco novos autocarros de transporte urbano de passageiros para os SMTUC: Scania Portugal, Auto-Sueco, MAN Truck & Bus Portugal e Carbus, Veículos e Equipamentos.

A escolha do júri, composto por três técnicos dos SMTUC, recaiu sobre a proposta da Carbus, de Cernache de Bomjardim,  que vai a fornecer os 5 autocarros pelo valor de de 769 5000.00+IVA.

A  CMC reconhece que a renovação de autocarros dos SMTUC  se tornou necessária nos últimos anos, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço.

Segundo o actual poder local, nos últimos quatro anos não se verificou a aquisição de autocarros novos e existem apenas dois veículos com menos de cinco anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE