Empresas

Slashing? É a nova tendência do mercado de trabalho!

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 17-04-2024

Há uma nova tendência a emergir no setor dos recursos humanos que promete trazer novidades: o slashing. Ao desafiar as noções tradicionais de carreira, permite aos profissionais explorar múltiplas paixões e fontes de rendimento simultaneamente.

PUBLICIDADE

slashing refere-se, então, à prática de combinar duas ou mais carreiras distintas para criar um portfólio profissional mais diverso. Este conceito tem ganho especial destaque entre os jovens que procuram maior liberdade e flexibilidade no mundo do trabalho.

Os slashers são profissionais que não se enquadram na definição convencional de carreira. Em vez disso, optam por apostar em múltiplos talentos e fontes de rendimento, muitas vezes através de trabalho temporário, do freelance e de empregos a tempo parcial.

PUBLICIDADE

“Esta abordagem permite-lhes explorar os seus interesses e as suas skills, assim como associá-los ao trabalho. Embora ofereça inúmeros benefícios,  que incluem a polivalência, a flexibilidade horária e a segurança financeira, esta forma de trabalho também apresenta desafios únicos”, clarifica Rui Rocheta, Chief Regional Officer Southwestern Europe & Latam da Gi Group Holding.

Os slashers têm de equilibrar múltiplas atividades e evitar o burnout devido à carga de trabalho adicional. Além disso, podem encontrar resistência por parte de potenciais clientes ou empregadores que questionam o seu compromisso com cada uma das suas atividades.

PUBLICIDADE

publicidade

De qualquer modo, considerando a instabilidade verificada na economia global, o slashing continua a ser uma opção atraente para muitos profissionais. Num mundo cada vez mais orientado para a economia freelance e para as novas tecnologias, os slashers estão bem posicionados para se adaptarem e prosperarem. “Com a procura por competências diversificadas, este grupo de pessoas tem a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho do futuro”, completa o especialista.

À medida que o mundo do trabalho continua a evoluir, o slashing representa uma abordagem inovadora e dinâmica para a construção de uma carreira. Com uma mentalidade de aprendizagem contínua e adaptação às mudanças, estão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro traz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE