Coimbra

Situação de cheia melhorou mas caudal do Mondego terá de baixar mais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-12-2019

Situação de cheia melhorou mas caudal do Mondego terá de baixar mais

A água está “a baixar consideravelmente” em todo o vale, mas o caudal do rio Mondego tem de estar abaixo dos 500 m3/s para ficar confinado ao seu leito, afirmou hoje o comandante distrital.

PUBLICIDADE

“Neste momento as coisas estão muito mais tranquilas”, registando-se uma diminuição do nível da água em todo o vale do Mondego, afetado pelas cheias, disse à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares.

Segundo o CODIS de Coimbra, está-se a tentar que o caudal fique abaixo dos 500 m3/s, por forma a “pôr o rio Mondego dentro do seu leito”, estando neste momento na ordem dos 575 m3/s.

PUBLICIDADE

Num voo com técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Carlos Luís Tavares pôde verificar que existe um corte no rio principal de cerca de 50 metros, que está “consolidado”, e um outro corte de cerca de 100 metros no leito periférico direito.

“Existe agora alguma tranquilidade e sinais positivos de evolução”, vincou Carlos Luís Tavares.

PUBLICIDADE

publicidade

Os efeitos do mau tempo da semana passada, na sequência das depressões Elsa e Fabien, provocaram três mortos e deixaram 144 pessoas desalojadas, registando-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.

O mau tempo levou também a condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, danos na rede elétrica e a subida dos caudais de vários rios, provocando inundações em zonas ribeirinhas das regiões Norte e Centro, em particular no distrito de Coimbra.

No rio Mondego, a rutura de dois diques provocou cheias em Montemor-o-Velho, onde várias zonas foram evacuadas e uma grande área, incluindo muitas plantações, estradas e o Centro de Alto Rendimento, ficou submersa.

A situação começou a ter na segunda-feira os primeiros sinais positivos de melhoria e diminuição do grau de risco, segundo a Proteção Civil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE