Coimbra

“Sítios Mágicos” de regresso a Coimbra, Condeixa e Montemor no próximo fim de semana

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-06-2021

A magia está de volta a Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, depois de um fim de semana de interregno. Aulas de magia, visitas guiadas e espetáculos protagonizados por mágicos internacionais marcam mais um fim de semana de “Sítios Mágicos”, nos dias 3 e 4 de julho, com a presença de Mago Vituco e Ivan Santacruz. As aulas vão decorrer na Sala Jorge Paiva do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e os espetáculos de magia e as visitas guiadas vão realizar-se no sábado e no domingo, às 11:00 e às 14:30, no Claustro do Colégio da Graça. As entradas são gratuitas, mas é obrigatória a reserva através da Ticketline. 

PUBLICIDADE

Os “Sítios Mágicos” regressam este fim de semana, nos dias 3 e 4 de julho, com o início das aulas de magia da Turma 3, a decorrer na Sala Jorge Paiva do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Os espetáculos e as visitas guiadas também fazem parte do programa e, neste fim de semana, vão decorrer, no sábado e no domingo, no Claustro do Colégio da Graça, com sessões às 11:00 e às 14:30. Em Condeixa, as sessões vão realizar-se, em ambos dos dias, no Castellum de Alcabideque, às 14:30 e às 19:00, e em Montemor, no Celeiro dos Duques de Aveiro – Pereira, às 11:00 e às 17:30.

O evento completou oito fins de semana no passado dia 20 de junho, somando 84 espetáculos em espaços patrimoniais dos municípios de Coimbra, Condeixa e Montemor, e dando a conhecer, desta forma, a cerca de 3000 espetadores, não só a magia, mas também locais que são testemunhos inegáveis do valioso património existente neste território, através das visitas que precedem os espetáculos. No fim de semana de 19 e 20 de junho, terminaram as aulas das várias Turmas 2 da Escola de Magia, nas quais participam alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, matriculados nas escolas dos concelhos de Coimbra, Condeixa e Montemor, mediante inscrição prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições para as Turmas 3, cujas aulas decorrerão igualmente aos fins de semana, entre os dias 3 e 25 de julho, nos três municípios, são destinadas a alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade. Já para as quartas e últimas turmas, as inscrições são destinadas a alunos do 9º ao 12º ano e as aulas decorrerão entre 31 de julho e 22 de agosto. Recorde-se que as inscrições são limitadas a 10 alunos por turma e devem ser efetuadas para o email sitiosmagicos@luisdematos.pt. Das quatro turmas de cada um dos municípios parceiros serão selecionados alguns alunos para participarem nas Galas de Magia, que se irão realizar em setembro, em Coimbra, Condeixa e Montemor.

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direção artística do mágico Luís de Matos, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objetivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais. A concretização deste projeto conta, pois, com a colaboração de diversas entidades, como a Associação Académica de Coimbra, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e a Universidade de Coimbra, através da cedência de espaços, do acolhimento dos espetadores e de visitas aos locais.

PUBLICIDADE

Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da covid-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação atualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE