Coimbra

Sistema de promoção de exercício físico testado na Cáritas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-09-2018

Ao longo das duas últimas semanas, na Cáritas Diocesana de Coimbra, têm vindo a ser realizados testes com um sistema inovador de promoção e avaliação de exercício físico com pessoas mais velhas.

PUBLICIDADE

Estes testes decorrem no âmbito da parceria da Cáritas de Coimbra com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que está a implementar o projeto EuroAGE.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi testado o funcionamento do sistema de promoção de exercício físico com pessoas mais velhas em três fases. Na primeira, o exercício foi testado com o avatar, mas sem qualquer personalização. Seguiu-se a experiência com o mesmo avatar mas com capacidade de avaliar e adaptar o exercício ao utilizador, nomeadamente a velocidade do treino. Numa última fase, foi testado o sistema completo, composto pelo avatar, avaliador do participante e incentivo de um robô social.

Cada idoso participou em três sessões, nas quais experimentou cada um dos modos desenvolvidos, respondendo a questionários no fim de cada interação. Esta dinâmica permitirá verificar qual dos modelos é mais eficaz a motivar as pessoas mais velhas para a prática de atividade física regular.

PUBLICIDADE

Paralelamente, nas instalações da Cáritas de Coimbra, foram ainda realizados um conjunto de testes que visam auxiliar o desenvolvimento de um sistema inovador de navegação autónoma para robôs sociais. Os testes envolveram vários colaboradores da Cáritas de Coimbra, que contribuíram para a recolha de dados relevantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE