Um terramoto de magnitude 6,1 foi registado na tarde de terça-feira na fronteira entre o Equador e o Peru, sem que até o momento tenham sido relatadas vítimas ou danos materiais, segundo as autoridades de ambos os países.
O terramoto ocorreu às 19:05, hora local (00:05 TMG de quarta-feira), com epicentro localizado a cerca de 80 quilómetros a sudeste da localidade de Arenillas, pertencente à província de El Oro, fronteiriça com o Peru, que se encontra na costa sul do Equador, de acordo com o primeiro relatório do Instituto Geofísico (IG) equatoriano.
O tremor teve origem a 83 quilómetros de profundidade abaixo da superfície terrestre e foi sentido com força em várias cidades do sul do Equador, como Machala, capital de El Oro, ou Cuenca, capital da província andina de Azuay.
PUBLICIDADE
Cidadãos relataram nas redes sociais que o tremor também foi sentido em províncias como Loja, também na fronteira com o Peru, ou na província costeira de Guayas.
Em território peruano, o tremor foi sentido com intensidade entre moderada e forte nas povoações mais próximas da linha de fronteira, de acordo com o Comité de Operações de Emergência Nacional (COEN) do Instituto de Defesa Civil (Indeci) do Peru, que continua a fazer um reconhecimento das zonas vulneráveis para registar eventuais danos.
O Equador e o Peru estão localizados no Cinturão de Fogo do Pacífico, um anel que percorre as costas do oceano Pacífico e concentra cerca de 80% da atividade sísmica mundial, devido à confluência de algumas das principais placas tectónicas do planeta.
PUBLICIDADE