Portugal

Sismo “abala” ilha Terceira

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 10-06-2023

Um sismo com magnitude de 2,4 na escala de Richter foi sentido esta madrugada no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, revelou a Proteção Civil.

PUBLICIDADE

No site do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa-se que o abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 06:49 locais (07:49 em Lisboa) com magnitude 2,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a SSE (Su-sudeste) de Posto Santo, ilha Terceira, nos Açores.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de São Bartolomeu de Regatos, São Mateus da Calheta, Terra Chã, São Pedro, Sé, Santa Luzia, Posto Santo, Nossa senhora da Conceição, São Bento, Ribeirinha e Feteira (concelho de Angra do Heroísmo).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

PUBLICIDADE

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, lê-se no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE