Coimbra

Simulação de catástrofe junta belgas e portugueses em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-05-2018

O projeto Antes que te Queimes, através do qual a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) procura promover a diversão sem risco durante as festividades académicas na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A iniciativa conta este ano,  pela quarta vez consecutiva, com o apoio de um grupo de enfermeiros belgas a frequentarem a especialidade de Enfermagem Comunitária e de Enfermagem de Emergências na Haute École de Namur-Liège-Luxembourg, que intervirá nas ações de aconselhamento par a par e de primeiros socorros na Queima das Fitas, nas noites de sexta-feira e sábado (4 e 5 de maio) – a partir das 22h00, no Largo da Portagem.

PUBLICIDADE

publicidade

O contingente proveniente da Bélgica auxiliará, ainda, os estudantes e professores da ESEnfC numa simulação de catástrofe prevista já para amanhã (3 de maio), pelas 17h00, no campo de jogos da ESEnfC (Polo A, em Celas), e que beneficiará, também, da cooperação da Cruz Vermelha Portuguesa.

O conjunto de iniciativas Antes que te Queimes começa, amanhã (14h00, Sala Maior do Polo A), com a conferência “Pesquisa-ação participativa na cocriação de instituições de ensino superior promotoras de saúde”.

PUBLICIDADE

Segue-se, pelas 15h00, uma mesa-redonda onde serão apresentados os projeto e temas “Noites saudáveis na região centro”, “Beer education & Peer education”, “Noites difíceis na Queima das Fitas” e “Antes que te Queimes”. Intervirão Fernando Mendes (presidente de IREFREA Portugal), João Redondo (médico no CHUC), Jean-Paul Nilles (diretor do Centro de Prevenção da Toxicodependência do Luxemburgo), Severino Oliveira (presidente da Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa), Blaise Degueldre (professor da Henallux e especialista em Emergências), Luís Paiva, Irma Brito (coordenadora do projeto Antes que te Queimes) e Verónica Coutinho (professores da ESEnfC).

A funcionarem desde 2007, e já replicadas em várias cidades portuguesas e em alguns países (Angola, Brasil, Bélgica, Cabo Verde, Estónia, Líbano e República Checa), as intervenções Antes que te Queimes, feitas através da metodologia de educação pelos pares (de jovens para jovens) – com a supervisão de professores e profissionais de saúde –, compreendem a conscientização, a avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas, a distribuição de preservativos e a explicação sobre o uso correto deste método contracetivo (de forma a prevenir infeções sexualmente transmissíveis), bem como os primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.

Reduzir os danos associados ao consumo excessivo de álcool e de outras substâncias psicoativas, como o sexo desprotegido e a sinistralidade rodoviária, são objetivos do projeto.

O Antes que te Queimes beneficia da parceria da Administração Regional de Saúde do Centro, do IREFREA Portugal, da associação Existências e da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE