Pode parecer sinal de fraqueza, mas a verdade é que chorar tem um papel poderoso no equilíbrio físico e emocional do ser humano. A ciência revela que existem três tipos de lágrimas – e nem todas são provocadas por emoções.
As lágrimas de reflexo protegem os olhos de agentes externos como poeiras e fumo. As lágrimas basais ou contínuas são responsáveis por manter os olhos lubrificados e protegidos contra infeções. Já as lágrimas emocionais, provocadas por sentimentos intensos, são uma verdadeira ferramenta biológica de alívio.
Mais do que água salgada, as lágrimas emocionais contêm hormonas do stress e toxinas. Quando choramos, o corpo liberta substâncias como a oxitocina e as endorfinas, que ajudam a reduzir a dor física e emocional, promovendo uma sensação de alívio e bem-estar, dá conta a Forever Young.
PUBLICIDADE
Além disso, o choro ajuda a baixar a temperatura cerebral – resultado do ato de respirar mais ar frio durante os soluços – o que contribui para melhorar o humor e acalmar a mente.
Mas o choro não tem apenas benefícios internos. É também um sinal social importante. Serve como um pedido silencioso de apoio, facilitando a empatia e a ajuda por parte dos que estão por perto. No caso do luto, o choro é fundamental para processar a dor e caminhar em direção à aceitação da perda.
Importa lembrar: chorar não significa apenas tristeza. Emoções intensas como alegria, medo ou frustração também podem levar às lágrimas. Chorar ajuda, assim, a restabelecer o equilíbrio emocional.
Contudo, se o choro for persistente e interferir com as rotinas diárias, pode ser sinal de algo mais profundo, como depressão. Nesses casos, é essencial procurar ajuda profissional.
Chorar, afinal, pode ser o primeiro passo para começar a sentir-se melhor.
PUBLICIDADE