Silva mostra o que Machado esconde

O movimento Somos Coimbra (SC) disponibiliza no seu site oficial as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento 2018.
PUBLICIDADE
Alegando que as últimas GOP publicadas no site da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) datam de 2011, não existindo informação sobre este assunto relativo ao anterior mandato, o SC publicou o documento no site (www.somoscoimbra.org).
“O que pretendemos é que os munícipes possam consultar e escrutinar as GOP e o Orçamento, para avaliar a sua qualidade e grau de cumprimento. É uma questão de transparência e democracia. Tal como as Câmaras do Porto e de Lisboa fazem, publicaremos sempre as GOP e o Orçamento. Entretanto, os munícipes de Coimbra podem ir ao site do Somos Coimbra para conhecerem as GOP e o Orçamento da Câmara, porque, lamentavelmente, a Câmara não publica um documento que é obrigatoriamente público” explica José Manuel Silva, líder do movimento SC.
“Para conhecerem as GOP e o Orçamento da Câmara, os munícipes têm de consultar o site do movimento independente SC; não podem fazê-lo no Portal da CMC porque o mesmo tem um vírus e, de qualquer forma, o documento não se encontra disponível” acrescenta ainda José Manuel Silva.
De realçar que, durante a passada semana, o SC votou contra as GOP e o Orçamento, de “forma reflectida e criteriosa. Os ditos documentos resultam numa particular ininteligibilidade da estratégia deste Executivo, facto que se estranha e repudia. Da sua análise não resulta qualquer estratégia para o município, conforme seria desejável à luz do bom senso de qualquer cidadão e à luz do espírito dos normativos legais que norteiam estas matérias. Foi-nos proposto um Orçamento pouco estruturado e pouco condizente com as Grandes Opções do Plano apresentadas e foram-nos apresentadas duas novas Grandes Opções do Plano sem financiamento definido. Esta notória e incompreensível falta de estratégia e de planeamento, a par da visível falta de transparência (diga-se, a propósito, que os maiores municípios do nosso país disponibilizam estes documentos nos seus websites para qualquer munícipe), motivaram o nosso voto contra”, conclui o líder do SC.
Recordamos que, desde que Manuel Machado regressou à liderança do município, a comunicação social deixou de ter acesso a este tipo de documentos.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.