Coimbra

Sexta-feira é um bom dia para vender chapéus de chuva

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-02-2014

 A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para um agravamento do estado do tempo na sexta-feira, com a previsão de rajadas de vento que podem atingir os cem quilómetros por hora.

PUBLICIDADE

A informação foi avançada num “aviso à população” publicado no ‘site’ da ANPC.

Para sexta-feira, prevê-se a ocorrência de “precipitação persistente, pontualmente intensa, nas regiões do Minho e Douro Litoral”, bem como vento forte, acompanhado de rajadas que poderão atingir os cem quilómetros por hora nas regiões do litoral Norte e Centro e terras altas, e também agitação marítima forte, com as ondas a atingirem entre os cinco e os sete metros de altura.

PUBLICIDADE

publicidade

A partir das 21:00 de sexta-feira, prevê-se um “desagravamento” das condições meteorológicas, devendo a chuva forte passar a “regime de aguaceiros disperso, que poderão ser de neve nas regiões do Gerês e Estrela”.

De acordo com a ANPC, “mantêm-se elevados os níveis hidrométricos nas principais bacias, com destaque para o Tejo, não se prevendo, com os dados disponíveis de momento, que haja alterações significativas nos próximos dias”.

PUBLICIDADE

Entretanto, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa Norte e Centro de Portugal continental sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) a partir das 00:00 de sexta-feira, devido à agitação marítima.

De acordo com informação disponibilizada no ‘site’ do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão sob aviso a partir das 00:00 de sexta-feira, devido à previsão de ondas com uma altura de cinco a seis metros.

Ainda devido à previsão de agitação marítima, o IPMA colocou a costa do distrito de Lisboa sob aviso laranja a partir das 18:00 de sexta-feira e as costas dos distritos de Setúbal, de Beja e de Faro a partir das 00:00 de sábado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE