Músicas para Churrasco levam 1/4 do orçamento das noites do Parque da Queima das Fitas

| INVESTIGAÇÃO NDC |
Um quarto do orçamento das Noites do Parque da edição da Queima das Fitas de Coimbra vai para o concerto do brasileiro Seu Jorge.
PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra sabe que o concerto de Seu Jorge custa mais de 70 000 euros
Seu Jorge, ou alguém por ele, vai cobrar 70 000 euros. É mais do dobro do montante que vai ser entregue à sua compatriota Daniela Mercury ou aos israelitas Vini Vici.
Seu Jorge, autor de Músicas para Churrasco como Ela é Bipolar e Amiga da Minha Mulher, também vai actuar na Queima das Fitas do Porto.
O cantor actua com regularidade em Portugal. Em 2017 foi contratado por diversos municípios que lhe pagaram entre 30 e 70 mil euros, sendo que os valores sobem sempre que as autarquias celebram contratos com determinado fornecedor.
Os vencedores do campeonato nacional com o cachet mais elevado são os eternos Xutos & Pontapés. Recebem quase 40 000 euros. Menos 30 mil que Jorge, mais 10 mil que Mercury.
Richie Campbel actua por pouco mais de 20 000 euros e os Calema recebem cerca de 15 000 euros, o que os coloca entre num lugar intermédio neste pódio dos quem recebe mais ou menos, onde ainda se destacam os 12 mil euros pagos a Mundo Segundo e Sam The Kid.
O mítico Quim Barreiros pede “10 000 limpinhos” para tocar mais do mesmo no dia do Cortejo, fazendo a segunda parte dos incansáveis Hi-Fi que se contentam com um terço deste valor para tocar no parque e no baile.
Blaya, Linda Martini, Dillaz, Carolina Deslandes e Wet Bed Gang ficam felizes com valores entre os 5 e os 8 mil euros.
Os pouco desconhecidos Club Banditz levam para casa cerca de 3000 euros, bem mais do que as tunas, ranchos e corais universitários que não recebem dinheiro para actuar na Queima das Fitas.
Fazendo as contas, verificamos que a Associação Académica vai pagar 300 000 euros a estes 15 artistas, o que dá uma média de 20 000 euros para cada um, mas a média é o que se sabe e cada um fica com o que lhe dão.
Notícias de Coimbra divulga estes valores em nome da transparência académica. Sabemos que a Associação Académica não está obrigada a seguir as normas definidas para a contratação pública, mas como instituição de utilidade pública financiada pelos portugueses devia ter uma postura mais clara, mais não seja para acabar com o secular rumor que “há muita gente a comer na Queima das Fitas”.

Os organizadores da Queima das Fitas de 2018
O festival musical dos estudantes da Universidade de Coimbra vai decorrer entre 4 e 11 de maio, no Queimódromo, junto à Ponte Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego.
A poucos dias do inicio da festa ainda não foi apresentado o cartaz oficial das Noites do Parque. A Comissão Organizadora da Queima das Fitas apenas confirmou meia dúzia de nomes.
Constatando as dificuldades de comunicação da Associação Académica de Coimbra, Notícias de Coimbra revelou o nome de todas as atrações, o que tem feito com que a compra de bilhetes não fique para a “última hora”.
Notícias de Coimbra adiantou que o “couvert artístico” da Queima das Fitas de 2018 integra as actuações de Blaya, Seu Jorge, Linda Martini, Xutos & Pontapés, Hi-Fi, Quim Barreiros, Kappa Jota, Mundo Segundo e Sam The Kid, Dillaz, Calema, Club Banditz, Vini Vici, Wet Bad Gang, Richie Campbell, Carolina Deslandes e Daniela Mercury.
4 de Maio – Blaya| Seu Jorge
5 de Maio – Linda Martini | Xutos & Pontapés
6 de Maio – Hi-Fi | Quim Barreiros
7 de Maio – Kappa Jota|Mundo Segundo e Sam The Kid
8 de Maio – Dillaz | Calema
9 de Maio – Club Banditz | Vini Vici
10 de Maio – Wet Bad Gang | Richie Campbell
11 de Maio -Carolina Deslandes | Daniela Mercury
No dia 21 de março, durante a apresentação da Comissão Central da Queima das Fitas, foi dito que o nome dos artistas que actuam na festa seriam conhecidos mais dia menos dia através das redes sociais, mas nunca nenhum estudante imaginou que o Cartaz com os nomes das bandas não seria conhecido mês depois desta apresentação.
A edição de 2018 festa da Queima das Fitas está orçada em 980 mil euros, menos 250 mil do que na edição anterior, informou o Presidente da Direção-Geral da AAC, em conferência de imprensa.
Questionado sobre o facto da Queima das Fitas contratar sempre a mesma produtora para o evento, Alexandre Amaro, , preferiu não se pronunciar.
O líder da AAC também entendeu não dar explicações em relação aos contratos com a Unicer/Super Bock Group (venda de cerveja na Queima, Latada e bar AAC), mas Notícias de Coimbra apurou que cervejeira costuma patrocinar a Queima das Fitas com 220 000 euros.
A poucos dias do inicio da Queima das Fitas e após várias reuniões com eventuais parceiros, a AAC ainda não conseguiu chegar a acordo com as donas da Super Bock ou da Sagres, pelo que há quem questione se estas cervejeiras vão estar disponíveis para patrocinar e fornecer produto para a festa, sendo quase certo que não vão pagar o que pagaram noutras edições.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.