Empresas

 Setor leiteiro comprometido em assegurar produção para garantir abastecimento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-03-2020

 A Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac) vincou hoje que o setor está comprometido em assegurar a produção, recolha e processamento do leite para garantir o abastecimento, apesar do impacto da pandemia Covid-19.

PUBLICIDADE

Woman drinking milk. Weight loss concept. Happy young housewife drinking milk. Pretty young brunette enjoying a glass of milk at home. woman drinking from a glass of soya milk

 

“A Fenalac, enquanto representante do setor cooperativo lácteo, assegura que toda a fileira está comprometida em assegurar a produção, a recolha e o processamento de leite e de produtos lácteos, de forma a garantir o abastecimento dos portugueses”, indicou, em comunicado, a federação.

PUBLICIDADE

De acordo com a mesma fonte, é com “sentido de dever e esforço permanente” que os produtores, motoristas, colaboradores fabris e os restantes envolvidos na fileira têm garantido o normal fornecimento de leite e dos produtos lácteos.

No entanto, a federação apelou aos consumidores para fazerem “compras racionais”, sublinhando que não existe motivo para a “acumulação no domicílio”, uma vez que não há risco de rutura.

PUBLICIDADE

publicidade

A isto acresce que a produção de leite portuguesa assegura a totalidade do consumo nacional, não estando assim dependente de importações, notou.

Por outro lado, conforme referiu a Fenalac, continuam garantidas as condições de segurança alimentar na fileira láctea.

“Tendo em conta a declaração do estado de emergência em Portugal, apelamos para que os procedimentos adotados pelas autoridades permitam não só a movimentação dos agentes ligados diretamente ao setor alimentar, mas também os serviços indiretos indispensáveis à sua atividade”, lê-se no documento.

Entre estes serviços encontram-se os fornecimentos de alimentos para animais, os veterinários e de assistência técnica para equipamentos.

“A Fenalac continuará em comunicação permanente com as entidades governativas […], visando a melhor articulação possível entre as autoridades e os agentes económicos setoriais”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE