O Museu Municipal de Coimbra (MMC) dinamiza, em setembro, uma programação cultural que vai das atividades educativas para crianças às exposições temporárias, incluindo ainda visitas temáticas e iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Até 12 de setembro, continuam as atividades de férias para crianças em diferentes núcleos museológicos.
No dia 10 de setembro, arranca um programa pontual dirigido a crianças que não frequentam ATL ou centros de férias. Neste dia, os pais ou encarregados de educação poderão deixar os seus educandos (dos 6 aos 10 anos) no MMC entre as 9:00 e as 17:00. As inscrições decorrem até às 12:00 do dia 5 de setembro, através do e-mail ou do telemóvel 239 840 754. Nesse mesmo dia, a Torre de Almedina volta a receber a visita encenada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos, o que acontece todas as segundas quartas-feiras de cada mês. A inscrição é obrigatória através dos mesmos contactos.
PUBLICIDADE
Para o público geral, a programação começa a 2 de setembro com um percurso pela antiga muralha medieval da cidade, iniciativa que requer inscrição através dos mesmos contactos. O ponto de partida é a Torre de Almedina.
No dia 9 de setembro, às 21:30, é inaugurada a exposição “Um Homem entre os Homens”, que reúne parte da coleção de Cristos de Maria Helena e Luís Teixeira, no Edifício Chiado. Segue-se, a 18 de setembro, a abertura da exposição “Transversalidades 2024 – Fotografia sem Fronteiras”, na Sala da Cidade.
Entre 19 e 21 de setembro, o Museu associa-se às Jornadas Europeias do Património, sob o tema “Património Arquitetónico”. No dia 19 de setembro, às 11:00, realiza-se a visita acompanhada “O Edifício Chiado visto à lupa” e, às 18:00, a apresentação do conto ilustrado “A Rainha Santa e o Mistério de São Cristóvão do Rio Mau”, antecedida de visita à exposição “Eu Dona Isabel, Rainha de Portugal”. Já no dia 20 de setembro, às 10:30, está agendada a visita “Celebrando o Património da Sophia” aos colégios da Rua da Sofia, e, às 15:00, uma oficina para famílias no Edifício Chiado convida as crianças a criar a sua própria exposição a partir das obras do museu. A inscrição é obrigatória através dos mesmos contactos.
A 24 de setembro, às 15:30, na Galeria Almedina, inaugura a mostra “20 anos de Arqueologia em Desenhos”, dedicada a duas décadas de trabalho arqueológico municipal.
O mês encerra com a Noite Europeia dos Investigadores, a 26 de setembro, que prolonga o horário do Edifício Chiado até à meia-noite, e com o Dia Mundial do Turismo, a 27, marcado por uma visita especial ao Pátio da Inquisição, às 16:00, e pela entrada gratuita em todos os núcleos do Museu Municipal. A inscrição é obrigatória através dos mesmos contactos.
Nesse mesmo dia, dia 27, a entrada no Museu Municipal será gratuita, o que acontece ao quarto sábado de cada mês.
Importa ainda relembrar que, durante o mês de setembro, encerram as exposições temporárias “José Sarmento: o horizonte como pintura” (6 de setembro) e “On the Way to Tadasana”, da artista Filipa Figueiredo (21 de setembro).
As inscrições para todas as iniciativas são obrigatórias e devem ser feitas através do telefone 239 840 754 ou do email.
PUBLICIDADE