Sete pessoas morreram em acidentes de viação registados entre 09 e 15 de setembro, dos quais resultaram 68 feridos graves e 962 ligeiros, anunciou hoje a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os dados referem-se à campanha nacional “Cinto-me Vivo”, durante a qual se verificaram 2.963 acidentes.
“Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se igual número de acidentes, menos nove vítimas mortais, mais 12 feridos graves e menos sete feridos leves”, especificou a PSP, em comunicado.
PUBLICIDADE
Segundo a mesma fonte, as sete vítimas mortais foram seis homens e uma mulher. Tinham idades entre os 18 e os 76 anos.
Os sete acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Coimbra (dois), Évora (um), Lisboa (um), Porto (um) e Setúbal (2).
“Estes acidentes consistiram em três colisões (que envolveram seis veículos ligeiros e dois motociclos), três despistes (que envolveram um veículo ligeiro, um motociclo e um velocípede) e um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).
Os acidentes ocorreram em estradas nacionais e arruamentos.
No âmbito desta campanha, foram fiscalizados automaticamente por radar 5.411.133 veículos, dos quais 53.836 pelas Forças de Segurança (PSP e GNR) e 5.357.297 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
As forças de segurança fiscalizaram presencialmente 75.176 veículos e condutores.
Do total de 5.486.309 de veículos fiscalizados, durante a campanha, registaram-se 22.605 infrações rodoviárias, das quais 648 relativas à não utilização ou uso incorreto dos dispositivos de segurança.
Destas, 638 ocorreram no continente e 10 nas regiões autónomas.
Esta foi a nona de 11 campanhas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2025. Até ao final do ano, realizar-se-ão mais duas campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
PUBLICIDADE