Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Sessenta mil entradas diárias na região Centro para estudar ou trabalhar

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 26-09-2013

O número de pessoas que entraram diariamente na região Centro em 2011, para trabalhar ou estudar, rondou as 60 mil, contra mais de 100 mil que saíram em média para outras regiões, segundo um estudo hoje divulgado.

PUBLICIDADE

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) disponibilizou na Internet o estudo intitulado “Movimentos pendulares no futuro modelo de organização territorial da Região Centro de Portugal”.

Em 2011, as entradas diárias para estudar ou trabalhar na região envolveram 59.791 pessoas, o que representa “uma taxa de atração de 4,5%”, refere a CCDRC em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

No mesmo ano, a saída de residentes para fora da região Centro registou a média diária de 100.477 pessoas, o que equivale a uma taxa de 7,4% no sentido inverso.

“Na maioria dos 100 municípios da região, as deslocações pendulares ocorrem essencialmente a uma escala local”, refere a Comissão de Coordenação.

PUBLICIDADE

Em 2011, em 53 municípios, “mais de 70% da população” que trabalhava ou estudava exercia a sua atividade no município onde residia.

Entre outros objetivos, o estudo visou “analisar as deslocações diárias da população residente no Centro de Portugal para o seu local de trabalho ou estudo”, tendo por base informação dos Censos 2011.

Constância, Aveiro, Vila Nova da Barquinha, Coimbra, Entroncamento, Óbidos e Batalha eram, em 2011, “os municípios mais atrativos do ponto de vista de pendularidade” na região Centro.

Nestes casos, “mais de 35% da população que exercia atividade no município” residia noutros concelhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com