Coimbra

Serviço Diocesano da Juventude nasce em Coimbra para congregar a pastoral dos jovens

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 25-02-2024

O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) nasce em Coimbra para organizar e articular a pastoral dos jovens na Diocese, congregando serviços e movimentos no mesmo caminho.

PUBLICIDADE

Centrando-se nos jovens dos 15 aos 30 anos, o objetivo é alinhar no mesmo sentido serviços que já existiam, nomeadamente o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Serviço Pastoral do Ensino Superior, Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (9º e 10 anos) e Educação Moral e Religiosa Católica (9.º ano e Secundário), lê-se numa nota enviada ao NDC.

Com o SDJ, vão, também, surgir, os Serviços Locais da Juventude (SLJ), em cada Unidade Pastoral, para que a juventude se sinta ouvida em todos os cantos da Diocese e para que as ideias e propostas locais possam ser integradas e ampliadas.

PUBLICIDADE

O Serviço Diocesano da Juventude assume ainda um papel de dinamizador de atividades que
reúnam e ajudem a celebrar, destacando-se a missa semanal (todos os domingos, às 19:00, na Sé Velha), tempos de oração, caminhadas espirituais, momentos e percursos de formação, concertos, encontros ou ações de voluntariado e a organização do Sínodo dos Jovens.

Este novo organismo está a funcionar desde janeiro deste ano e tem como coordenador geral o Hugo Monteiro e como assistente espiritual o padre Nuno Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE