Coimbra

Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHUC em Missão Cirúrgica Humanitária em Moçambique

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-11-2018

 

PUBLICIDADE

De 16 de novembro a 24 de novembro de 2018, uma equipa do Centro de Responsabilidade Integrada de Cirurgia Cardiotorácica (CRI-CCT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deslocou-se a Maputo, Moçambique , para a sua habitual missão cirúrgica humanitária no Instituto do Coração.

PUBLICIDADE

Esta foi a décima oitava missão anual consecutiva, desde que o Instituto, criado sobre os auspícios das Cadeias de Esperança do Reino Unido, de França e de Portugal, foi inaugurado em junho de 2001.

A equipa, liderada por Manuel Antunes, era constituída por oito elementos médicos, enfermeiros e técnicos, que participaram duma forma voluntária e gratuita. Além da cirurgia, os elementos da equipa prestaram formação específica ao pessoal clínico pertencente ao Instituto.

PUBLICIDADE

publicidade

O planeamento foi efetuado com vários meses de antecedência, para reunir e enviar todo o material e equipamento necessário, oferecidos por várias empresas da Indústria Médica e Farmacêutica e do próprio Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Estima-se que o custo total da missão, incluindo o equipamento e consumíveis doados, tenha sido de cerca de 90.000 Euros.

De novo este ano, ao grupo de missão juntaram-se dois cirurgiões cardiotorácicos moçambicanos, um anestesista e um intensivista e dois técnicos de perfusão cardiocirculatória, entretanto treinados pelas equipas de missão. A missão contou com o apoio e o trabalho dos restantes elementos do próprio Instituto do Coração, nomeadamente dos seus médicos cardiologistas e internistas, pessoal técnico e de enfermagem.

As cirurgias foram iniciadas logo no próprio dia da chegada, sábado dia 17 de novembro, finalizando no dia 23 de novembro, sexta-feira. Durante este período foram realizadas 15 intervenções, 11 das quais em crianças.

As intervenções decorreram, simultaneamente em duas salas operatórias. Como é habitual nesta missão, a maior parte das cirurgias foram efetuadas em doentes com valvulopatias reumáticas, especialmente da válvula mitral, sem exceção sujeitas a reparação, uma especialidade desta equipa de missão.

Até esta data, a equipe do CRI-CCT do CHUC realizou mais de 330 intervenções cirúrgicas no Instituto do Coração, com uma mortalidade operatória inferior a 1%.

O Instituto tem uma atividade contínua e permanente na área da cardiologia médica. O número de cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea realizadas pela equipa local continua em aumento e já ultrapassam largamente a centena. O CRI-CCT do CHUC continuará a cumprir o seu compromisso até que o desenvolvimento pleno desta autonomia e capacidade de resposta às diversas patologias cardíacas sejam alcançadas de forma segura.

Esta missão cirúrgica teve o habitual apoio da TAP Portugal, que concedeu descontos especiais no transporte dos membros da missão e do material cirúrgico, da Visabeira, que ofereceu a estadia dos elementos da equipe, e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que facilitou e apoiou esta iniciativa, também com o fornecimento de todos os medicamentos utilizados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE