Saúde

Serviço de Cardiologia do CHUC realiza procedimento pioneiro 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-08-2022

Foi realizada, no passado dia 27 de julho, no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), uma angioplastia coronária de alto risco sob suporte com o dispositivo iVac 2L, procedimento pioneiro a nível nacional

PUBLICIDADE

Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia, refere que “as angioplastias são consideradas de alto risco quando envolvem elevada complexidade das lesões coronárias, má função cardíaca e instabilidade clínica. Nessas situações, as intervenções coronárias deverão ser realizadas com apoio de um dispositivo que permita dar suporte ao ventrículo esquerdo caso o coração entre em falência durante o procedimento.” 

O dispositivo iVac 2L é um cateter de lúmen simples que permite a circulação do fluxo sanguíneo de modo bi-direcional e conta com uma válvula mecânica que abre e fecha para direccionar o fluxo. Lino Gonçalves explica que este dispositivo de assistência ventricular mecânica “funciona de forma pulsátil e síncrona com os batimentos cardíacos, aspirando sangue do ventrículo esquerdo na sístole e ejectando-o para a aorta na diástole, aumentando, assim, o débito cardíaco. Este sistema permitiu realizar a intervenção coronária de forma mais segura e com sucesso”.  

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa foi constituída pelos cardiologistas, Marco Costa (Coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia) e Luís Leite, pelos técnicos Susana Margalho e Fernando Arede e pelo enfermeiro Filipe Correia. 

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE