Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Sertã oferece maranho e bucho. É mesmo grátis!  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-03-2022

A Câmara da Sertã lançou uma campanha de degustação gratuita de maranho e bucho durante o mês de março, com o objetivo de promover e divulgar os dois principais pratos da gastronomia do concelho.

PUBLICIDADE

“Esta campanha tem como objetivo promover e divulgar os dois principais pratos da gastronomia sertaginense, numa parceria com os empresários do setor da restauração, com o objetivo comum de potenciar o turismo, dando a conhecer e a provar o que de melhor se produz no concelho [Sertã]”, refere, numa nota publica na sua página da Internet, este município do distrito de Castelo Branco.

A campanha de degustação grátis de maranho e bucho decorre aos fins de semana, em 12 restaurantes do concelho da Sertã e oferece ainda descontos diretos na compra destes dois produtos em quatro talhos.

PUBLICIDADE

publicidade

O mês de março marca o regresso da campanha de degustação grátis de maranho e bucho, aos fins de semana, em vários restaurantes do concelho da Sertã.

Esta iniciativa, promovida pela autarquia e pela Associação de Produtores do Concelho da Sertã (APOSER), destina-se a todos aqueles que fizerem as suas refeições num dos 12 restaurantes aderentes, nos fins de semana de março.

PUBLICIDADE

À semelhança das edições anteriores da campanha, a organização espera um retorno positivo, refletindo o trabalho desenvolvido em prol da gastronomia e do turismo.

O maranho é uma iguaria que surgiu há mais de 200 anos e cuja base é a carne de cabra e/ou ovelha, animais cuja criação é muito frequente por todo o concelho da Sertã.

Entram na sua confeção o presunto, chouriço, hortelã, arroz, sal e vinho branco.

O maranho ganhou fama, sobretudo durante o século XX, e era um prato habitual nos dias de festa.

Atualmente, é possível encontrar esta iguaria diariamente nos restaurantes de toda a região.

Já o bucho recheado era consumido exclusivamente na altura do Carnaval durante as primeiras décadas do século XX, tendo-se generalizando depois a outras festividades ao longo do ano.

À semelhança do sucedido com o maranho, a introdução deste prato na ementa dos restaurantes do concelho conferiu-lhe um maior protagonismo e visibilidade, sendo hoje presença assídua nas mesas dos sertaginenses.

Os ingredientes utilizados na confeção do bucho recheado à moda da Sertã são, além do bucho de porco, o lombo do porco, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com