Primeira Página
Serra da Estrela promete surpresas brancas em maio

Imagem: Paulo Figueiredo Fotografia
O fim de semana que aí se avizinha traz consigo um novo episódio de instabilidade em Portugal, com descida das temperaturas, chuva por vezes intensa no Norte e Centro, possibilidade de trovoadas e até de queda de neve na Serra da Estrela.
O próximo sábado, dia 10 de maio, será marcado por uma nova fase com especial incidência nas regiões a norte do Tejo. Uma depressão posicionada a norte da Península Ibérica, acompanhada por uma massa de ar frio, deverá provocar uma descida generalizada das temperaturas e o regresso da precipitação, por vezes intensa.
PUBLICIDADE
Entre os efeitos mais notáveis deste novo episódio meteorológico está a possibilidade — embora incerta — de queda de neve na Serra da Estrela. Apesar de não ser algo invulgar nos primeiros dias de maio, os modelos apontam para a eventual formação de flocos de neve nos pontos mais altos da serra, resultado do ar frio em altitude, explica o LusoMeteo.
A chuva deverá regressar com maior força ao Norte e Centro do país, onde são esperados aguaceiros moderados a fortes, ocasionalmente acompanhados de trovoadas e queda de granizo, sobretudo durante a tarde e nas zonas do interior. O vento soprará moderado de oeste, podendo atingir rajadas de até 50 km/h nas terras altas — e localmente mais intensas, acima de 75 km/h, durante os períodos de instabilidade mais aguda.
Em contraste, o Sul do país deverá escapar à chuva, mantendo céu pouco nublado e temperaturas agradáveis. A meteorologia aponta até para um início precoce de tempo mais quente e estável, com os 30ºC a surgirem no horizonte nos próximos dias.
O mar estará calmo, com ondas inferiores a 1 metro tanto na costa ocidental como no Algarve, e temperaturas da água a variar entre os 16ºC e os 18ºC.
PUBLICIDADE