Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Serra da Estrela: curso de identificação de cogumelos, passeio fotográfico e ação de plantação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-11-2015

No contexto da sua atuação, enquanto infraestrutura direcionada para o desenvolvimento de atividades de animação ambiental e de valorização do património ambiental da serra da Estrela, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove, ao longo do mês de Novembro, um curso de identificação de cogumelos, um passeio fotográfico e uma ação de plantação de árvores autóctones.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

A primeira ação decorre já no próximo fim de semana, nos dias 14 e 15, e trata-se da 7ª edição do Curso de Iniciação à Identificação de Macrofungos, uma formação orientada por Mauro Matos.

PUBLICIDADE

publicidade

O curso integra sessões teóricas com diversas apresentações que permitem um conhecimento mais aprofundado dos macrofungos, nomeadamente sobre a identificação dos diferentes componentes do cogumelo, reprodução e processo de formação, comestíveis vs tóxicos, o guia micológico, etc. Inclui ainda uma componente prática, com uma saída de campo à serra da Estrela.

A participação no curso implica pré-inscrição, no valor de 35€. O número máximo de participantes é de 15 e o mínimo de 8 pessoas, de idade superior a 14 anos.

PUBLICIDADE

Descobrir e fotografar os encantos da serra da Estrela pintada das cores de outono é a proposta do CISE e do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha para o dia 21 de novembro.

O passeio fotográfico percorre alguns dos cenários mais deslumbrantes nesta época do ano na serra da Estrela, com especial enfoque no vale da Caniça, num itinerário que abrange o setor inferior do vale, percorrido por um itinerário pedestre de pequena rota (Rota da Caniça), até à sua cabeceira, com locais emblemáticos como o Porto do Boi e entre ribeiras.

Os contrastes de paisagens são bem evidentes, incluindo áreas de bosques de folhosas, como o Souto da Lapa, paisagens mais humanizadas (campos e socalcos), a ribeira da Caniça e, por fim, uma paisagem de forte caráter montanhoso, onde se destacam aspetos relacionados com a morfologia glaciária.
O ponto de encontro é às 09h, no CISE.

A participação no passeio permitirá ter uma outra visão deste território, que em cada estação do ano apresenta particularidades únicas e características de regiões de montanha. A atividade está limitada a 18 participantes, com idade superior a 14 anos, e tem um custo de 5€.

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, o CISE realiza, no dia 22 de novembro, mais uma ação de plantação na Mata do Desterro.

Integrada no projeto de recuperação ambiental desta área florestal, a atividade conta com o apoio do Solar do Mimo – Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens e de todos os voluntários interessados em contribuir para esta causa.

A participação na atividade é gratuita, sendo recomendado o uso de calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço. O ponto de encontro está agendado para as 09h, no CISE, e o transporte é da responsabilidade dos mesmos.
A realização desta iniciativa está dependente das condições meteorológicas.

Os interessados em participar nas atividades podem inscrever-se no site www.cise.pt, através do endereço de correio eletrónico cise@cise.pt ou por telefone 238 320 300.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com