Vamos

Sérgio Rodrigues apresenta “Evocações Químicas a propósito da obra de Miguel Torga”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-02-2016

A Câmara Municipal de Coimbra promove, na Casa-Museu Miguel Torga, um ciclo de conferências, intitulado “Quartas no Torga”, com o propósito de difundir a personalidade e a obra do escritor e poeta transmontano que adotou a nossa cidade.

PUBLICIDADE

sérgio rodrigues

Este ano, cabe a Sérgio Rodrigues, professor no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, dar início ao ciclo de conferências, desenvolvendo o tema “Evocações Químicas a propósito da obra de Miguel Torga: da banalidade ao maravilhoso”.

PUBLICIDADE

A conferência realiza-se no próximo dia 10 de fevereiro, às 18h00, na Casa-Museu Miguel Torga (Praceta Fernando Pessoa, nº 3) e está relacionada com a evocação, aparentemente banal, de materiais de origem química – por exemplo, medicamentos – que Miguel Torga tinha disponíveis, assim como de outros que ainda não existiam, recorrendo a passagens da sua obra e proporcionando uma visão diferente das misérias e alegrias da vida, através da humanidade do escritor.

Como refere Sérgio Rodrigues, a vida, o amor, o sofrimento, a felicidade, a morte, as memórias do mundo rural, a caça, a faina agrícola, o forno comunitário, a peneiração da farinha, o fermento, o cozimento do pão de centeio e da broa, encerram alterações químicas naturais ancestrais, em muitos casos ainda mal conhecidas. Em Torga há percursos a explorar com um olhar químico, partindo da banalidade do dia-a-dia para o espanto perante o maravilhoso que nos rodeia

PUBLICIDADE

Próxima conferência “Quartas no Torga”: 9 de março; 18h00; Nuno Pires, sob o tema “Sabores ou paladares de Torga”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE