Depois de seis anos de interregno e múltiplas dificuldades logísticas e de segurança, a Serenata Monumental de Coimbra regressa finalmente à Sé Velha.
A Comissão Organizadora da Queima das Fitas, em conjunto com o Conselho de Veteranos e a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, anunciou esta segunda-feira,1 2 de maio, que o evento será realizado novamente no emblemático Largo da Sé Velha, com novas medidas de controlo e segurança.
PUBLICIDADE
A decisão representa, segundo os organizadores, uma “vitória coletiva”, resultado de esforços contínuos desde o fim da pandemia. “Trabalhámos desde o ano passado para garantir que a Serenata voltasse à Sé Velha com condições de segurança que permitam a intervenção rápida das entidades em caso de emergência”, afirmou Carlos Missel, coordenador geral da Queima das Fitas.
O recinto contará com controlo de entradas, corredores de segurança e zonas restritas. O acesso será limitado a estudantes do ensino superior, mediante distribuição de pulseiras nos jardins da Associação Académica: quinta-feira (20:00 às 0:00) e sexta-feira (14:00–18:00), com 2.000 pulseiras distribuídas por dia. 10% são reservadas a quintanistas e finalistas de medicina, embora estes não tenham prioridade na fila.
A entrada no recinto interior será feita entre as 21:00 e as 23:00. Só será permitida a entrada de estudantes com pulseira, sendo proibida a permanência de moradores no interior do recinto durante o evento. No entanto, quem residir nas imediações poderá circular pela zona exterior e assistir à Serenata das suas janelas, se tiverem vista direta para o local.
Para permitir que mais estudantes acompanhem o momento, será instalado um ecrã gigante na Porta Férrea, onde será possível assistir à Serenata e participar no tradicional traçar da capa.
Cerca de 40 seguranças privados estarão no local, além de um número não especificado de agentes da PSP, cuja presença será determinada pelas autoridades. O plano de segurança inclui corredores de emergência e foi desenhado para evitar congestionamentos e garantir o socorro rápido em caso de necessidade.
A Serenata começa à meia-noite, como manda a tradição, e termina por volta da 1h da manhã. Os organizadores reforçaram que este modelo será um “teste” para os próximos anos. “Queremos mostrar que é possível fazer um evento seguro na Sé Velha, mesmo que ainda não seja o ideal. Só com responsabilidade poderemos consolidar este regresso para o futuro”, sublinhou o Dux Veteranorum, Matias Correia.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE