A série “Os Simpsons” é frequentemente apontada como profética, mas desta vez a teoria que circula nas redes sociais é completamente falsa.
Após a morte do líder da Igreja Católica aos 88 anos, surgiram alegações de que a série teria previsto o seu falecimento… mas não há qualquer prova disso.
PUBLICIDADE
Um vídeo viral no TikTok mostra imagens supostamente retiradas de um episódio da série, em que se vê um caixão no centro da Basílica de São Pedro, bandeiras do Vaticano a meia haste e um ecrã a marcar as 11:11, enquanto o jornalista Kent Brockman anuncia a morte do Papa por bronquite. Tudo muito cinematográfico, mas… totalmente inventado.
@edriansalas0 RIP pope francis #fypシ #fyp #fyppppppppppppppppppppppp #popefrancis #news #santopapa #santo #god ♬ original sound – ENDIDAN
Apesar de a figura do Papa ter surgido pontualmente ao longo da série, o episódio referido no vídeo nunca existiu. Segundo o site de verificação de factos PolitiFact, o conteúdo foi gerado com inteligência artificial e publicado por uma conta satírica. Pequenos erros visuais e gráficos, como títulos mal escritos e cenários inconsistentes com o estilo típico da série, denunciam a falsidade da montagem.
Houve, de facto, um momento na série em que se mencionou a morte de um Papa, mas foi no primeiro episódio da 31.ª temporada, emitido em 2019. Nem se faz referência a nomes, causas de morte ou qualquer ligação a Francisco.
A teoria é apenas mais um exemplo de como conteúdos manipulados ganham tração online, especialmente quando tocam em temas sensíveis ou figuras públicas. Neste caso, a suposta previsão de “Os Simpsons” não passa de uma ficção criada para enganar.
PUBLICIDADE