Saúde

Será que há algo que propicie uma gravidez de gémeos?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 28-05-2023

Nos dias de hoje, sabe-se que se engravidar entre os 35 e os 39 anos aumenta a probabilidade de gravidez gemelar, independentemente de se tratar de uma gravidez normal ou de uma gravidez resultante de uma técnica de apoio à fertilidade (procriação medicamente assistida).

PUBLICIDADE

Quem o afirma é Joana Goulão Barros, especialista em ginecologia-obstetrícia. Por outro lado, “as técnicas de apoio à fertilidade, nomeadamente se tiverem sido implantados na mulher dois embriões”, também são fator de risco para a gravidez gemelar.

Já em termos de origem étnica, também há algumas variações. “Em mulheres de etnia africana a gravidez gemelar ocorre em cerca de 5% das gestações; já nas mulheres caucasianas, essa ocorrência baixa para 1%”, pode ler-se no Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

A médica frisa ainda que fala-se no fator da hereditariedade, “mas não há evidência de que que tenha uma grande preponderância”. “Há histórias familiares onde se relata a existência de gémeos em diferentes gerações. E, de facto, se há gémeos na família, a probabilidade de gravidezes gemelares aumenta, mas não muito”, conclui.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE