Saúde

Será que existe uma (melhor) hora para dormir e acordar?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 03-06-2023

Num mundo perfeito, teríamos o privilégio de ir para a cama e acordar quando quiséssemos. Mas alguns compromissos, como o trabalho ou cuidar dos filhos e outro tipo de tarefas, podem dificultar a filosofia de  “dormir cedo, acordar cedo”.

PUBLICIDADE

Há dois aspetos importantes ter em conta quando se trata de dormir: a quantidade de sono que dorme e o tempo.

Ir para a cama enquanto está escuro pode garantir que descanse o suficiente, para além de ajudar a adormecer. As pessoas devem ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Este padrão corresponde às nossas tendências biológicas para adaptar o nosso padrão de sono ao do sol.

PUBLICIDADE

O ritmo circadiano é um termo para descrever o cronograma natural do sono e da vigília do seu cérebro. É como se fosse uma espécie de relógio interno. Todos nós já acordamos durante a noite. Contudo, saiba que é mais provável que as pessoas fiquem mais sonolentas entre as 13:00 e as 15:00 e entre as 2:00 e as 4:00.

Quanto melhor for a qualidade do sono, menor será a probabilidade de sentir sonolência durante o dia. O ritmo circadiano também determina a hora natural de dormir e acordar de manhã. Depois de se habituar a ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, o seu cérebro adapta-se a esse horário. Nunca lhe aconteceu acordar antes do despertador? É um exemplo. 

PUBLICIDADE

publicidade

O seu ritmo circadiano pode estar desequilibrado se trabalhar por turnos ou se for dormir em horários diferentes ao longo de um tempo. Isso pode resultar em períodos de sonolência durante o dia, de acordo com a Healthline.

A maioria dos especialistas recomenda que os adultos devam dormir, no mínimo, 7 a 8 horas por noite.

Como sei a que horas me devo deitar? Imagine-se que tem que acordar às 7:00, então deve estar a dormir às 0:00. Tenha por base a que horas “precisa de acordar de manhã e conte para trás 7 horas (o mínimo recomendado por noite para adultos)”, explica. Outro conselho, é descobrir um horário que possa seguir todas as noites – mesmo nos fins de semana. Ficar acordado e dormir até tarde nos fins de semana pode dificultar o retorno de uma semana de trabalho.

E para me levantar? No geral, é melhor ir para a cama mais cedo à noite e acordar cedo todos os dias. Ainda assim, esse tipo de horário de sono pode não funcionar para todos. É mais importante garantir que dorme o suficiente e que seja um sono de boa qualidade. Pode garantir que isso aconteça indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias.

Converse com um médico se estiver com problemas para adormecer à noite ou se continuar a sentir sonolência diurna, apesar de seguir um horário de dormir consistente. Isso pode indicar problemas com a qualidade do sono, o que pode justificar uma investigação mais aprofundada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE