Saúde

Será que devemos beber água quando tomamos café?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 25-05-2023

Muitas pessoas pedem um copo ou uma garrafa com água para acompanhar o café. Mas será que depois da bebida quente deve-se ingerir água? E antes?

PUBLICIDADE

De acordo com uma tese que foi apresentada na BBC Good Food, ao beber água quando está a tomar o café estará a proceder a uma limpeza às papilas gustativas. Tal como acontece com a água que acompanha o vinho, ajudando a que este seja mais bem apreciado. Assim, para se apreciar um bom café, a água revela-se importante, pois permite que o paladar esteja limpo. Para tal acontecer, a água deve ser bebida antes do café.

Georgia Franco de Souza, colaboradora na empresa Lucca Cafés Especiais explica que a quantidade de água que normalmente acompanha a chávena de café não é suficiente, pois é uma uma pequena dose. “Tal como acontece com o vinho, a água entra como um acompanhamento do café. Por isso, para nós, apenas aquela quantidade não é suficiente”, refere.

PUBLICIDADE

A profissional leva em consideração o valor da água, enquanto parte da refeição e explica “que a água tem que ser tratada como um item na gastronomia. Ou seja, esta deve ser degustada do mesmo modo que o café”.

A especialista defende que o ideal seria o cliente pedir uma garrafa de água e ir bebendo, pois não existe um momento certo para beber a água. “Quando se senta para fazer uma refeição, não pensa se vai beber água antes, durante ou depois. A água está ali, à disposição, para beber quando quiser limpar o paladar, a qualquer momento”.

PUBLICIDADE

publicidade

É também importante perceber que a água escolhida tem influência na experiência sensorial que representa beber café. A água selecionada deve ser pouco abrasiva  e possuir uma maior concentração de bicarbonato, pois deixa uma sensação mais suave na boca. Também deve ter uma menor concentração de sódio, lê-se na NCultura.

Ainda segundo a BBC Good Food, faz bem à saúde juntar uma quantidade maior de água ao café. A água trata-se de uma boa companhia, pois contribui para a hidratação (a cafeína ajuda na retenção de líquidos) e ajuda a reduzir o stress.

A publicação acrescenta que beber água antes do café (ou enquanto se está a tomar o café) reduz o impacto da bebida quente no estômago. Há pessoas mais sensíveis que sofrem com problemas gastrointestinais decorrentes deste impacto.

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista antes de proceder a qualquer tratamento recomendado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE