Saúde

Será que a perda auditiva pode ser causada por problemas na tiroide? É melhor “ouver” esta informação

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 21-05-2024

Este mês assinala-se o Dia Mundial da Tiroide (25 de maio) e é importante destacar a relação que existe entre a saúde auditiva e as doenças da tiroide. Nesta data relembramos a importância da tiroide no nosso organismo, assim como a sua ligação à audição.  

PUBLICIDADE

A tiroide é uma glândula endócrina que está localizada na zona do pescoço que desempenha um papel essencial na regulação de vários mecanismos fisiológicos, nomeadamente a frequência cardíaca, o metabolismo celular, o sistema digestivo, a regulação térmica, entre outros.

No entanto, quando ocorre uma disfunção da tiroide, manifestada por condições como hipotiroidismo, hipertiroidismo, nódulos na tiroide, bócio ou cancro, pode impactar não apenas a saúde geral, mas também a audição.  

PUBLICIDADE

Estima-se que 1 milhão de portugueses tenha disfunções da tiroide e mais de 300 milhões de pessoas por toda a europa

Há estudos que já demonstraram que distúrbios da tiroide, como hipotiroidismo e hipertiroidismo, podem levar a problemas auditivos, incluindo zumbido nos ouvidos e perda de equilíbrio. É, por isso, fundamental estarmos mais atentos aos sinais do nosso corpo e tomarmos medidas para proteger a nossa saúde auditiva, especialmente se tivermos problemas de tiroide. Neste sentido, recomendamos os seguintes cuidados: 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

1.     Consulte um médico especialista – Caso tenha recebido o diagnóstico de distúrbios da tiroide, ou suspeita que possa ter problemas nesta glândula, consulte um médico especialista para fazer uma avaliação e recomendação do tratamento mais adequado, orientando-o sobre a melhor forma de gerir a sua condição clínica e quaisquer impactos que a mesma possa ter na sua audição. 

2.     Realize exames auditivos com regularidade – Faça exames de audição regulares com um profissional de saúde auditiva, a fim de identificar alguma mudança que possa ocorrer devido a problemas de tiroide ou outras causas.

3.     Mantenha um estilo de vida saudável – Adote hábitos saudáveis que promovam o seu bem-estar geral, incluindo uma dieta equilibrada, exercício físico regular e gestão de stress. Um estilo de vida saudável é um passo importante para ajudar na saúde da tiroide e na saúde auditiva. 

4.     Evite a exposição a ruídos altos – A exposição prolongada a ruídos com volume muito alto pode ser prejudicial para a sua audição e causar danos permanentes. Portanto, sempre que ouvir música com auscultadores, ajuste o áudio para um nível seguro. Já em ambientes ruidosos, como concertos ou jogos de futebol, utilize protetores auditivos.

5.     Siga o tratamento recomendado – Se o seu médico prescrever medicação, ou outros tratamentos para problemas da tiroide, siga as indicações dadas por ele cuidadosamente. Controlar a doença é essencial para ajudar a minimizar o impacto na saúde dos seus ouvidos. 

6.      Esteja atento aos sintomas – Saiba reconhecer os sintomas ligados à sua audição, como o zumbido nos ouvidos ou a dificuldade em ouvir sons suaves, e caso se verifique fale com um médico especialista ou profissional de saúde auditiva. 

Eunice Gaspar, audiologista na Widex, especialistas em audição, afirma: “É crucial falar sobre a relação entre a saúde auditiva e as condições da tiróide. Na Widex acreditamos que a saúde auditiva e o bem-estar geral estão interligados. Importa lembrar que a saúde da tiroide desempenha um papel relevante na nossa capacidade de ouvir e de nos conectarmos com o mundo. Por isso, recomendamos que as pessoas cuidem bem desta glândula para que possam proteger a sua audição e ouvir a vida em plenitude.” 

A empresa diz que “para ouvir a vida com mais clareza, faça o seu teste online e gratuito em cinco minutos aqui#

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE