Diário dos Diários

Será para renovar o protocolo DB/IPC?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-06-2014

Carta enviada por Fátima Armas ao “Ex.mo Sr. Director” de As Beiras e reenviada para NDC:

PUBLICIDADE

Acabo de ler, no  diário “As Beiras” de 21/22 de Junho de 2014, na página 6, um artigo assinado pela jornalista Lídia Pereira, intitulado “IPC abre pontes com Angola através do Bié”.  Não posso deixar de manifestar a minha estranheza, dadas as incorrecções que detecto no referido artigo, nomeadamente a frase “… esta primeira experiência de colaboração do IPC com Angola”.

Não querendo minimizar a importância da colaboração com Angola nesta notícia divulgada, venho apenas alertar para que a colaboração do IPC com instituições de ensino superior daquele país, é muito anterior.

PUBLICIDADE

Não tentar repor a verdade seria uma injustiça para todos aqueles, dirigentes e professores que, entre 2007 e 2009, contribuíram para uma cooperação com a Universidade Agostinho Neto, mais precisamente o seu polo do Namibe (Escola Superior de Ciências e Tecnologia). Neste período, foram desenvolvidas numerosas actividades de cooperação com Angola, na sequência das solicitações que foram feitas por aquela Universidade ao IPC, quer na definição de planos curriculares de alguns cursos, quer na elaboração de projectos para criação de novos laboratórios e apetrechamento dos já existentes, quer na aquisição e envio de bibliografia ou na leccionação de várias disciplinas por professores de Escolas do IPC que, propositadamente, viajaram para o Namibe.

A fim de preparar toda esta cooperação, deslocaram-se, previamente, em 2007, à Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e também ao seu pólo do Namibe, os docentes do IPC designados para coordenar este projecto, bem como os Presidentes dos Conselhos Directivos de cinco das Escolas que compõem este Instituto.

PUBLICIDADE

publicidade

Quando me afastei do projecto (16 de Julho de 2009), o plano acordado ainda não tinha terminado. Não voltei a ouvir qualquer referência ao mesmo pelo que não sei se foi concluído ou se, simplesmente, não lhe foi dada continuidade.

As relações de cooperação com a Universidade Agostinho Neto eram de tal forma relevantes que esta Universidade teve como um dos seus convidados de honra o Presidente do IPC, à data, Torres Farinha, na sessão solene de abertura das aulas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE