Cidade

Será desta que vamos ter um hotel no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-09-2016

A Organização Mundial do Turismo instituiu em 1980, o Dia Mundial do Turismo, que se assinala hoje, 27 de setembro, e é este ano dedicado ao tema “Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”. A tónica da Semana do Turismo que decorre até ao dia 01 de outubro, assenta portanto, no apoio à inclusão de todos para todos.

PUBLICIDADE

mosteiro_de_santa_clara-a-nova

À semelhança dos anos anteriores, esta efeméride será comemorada por todo o território da Região Centro de Portugal, nomeadamente nos Postos de Turismo, onde decorrerão diversas atividades (de acordo com o programa anexo).

PUBLICIDADE

Assim, no dia 28 de setembro, quarta-feira, no Convento S. Francisco, em Coimbra, serão apresentados vários projetos no âmbito da acessibilidade e da inclusão social de todos os seres humanos no turismo.

O programa terá início com uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, seguindo-se uma sessão formal no Convento São Francisco, onde será apresentado pelos Secretários de Estado do Turismo, Secretária de Estado da Cultura e Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, o Programa REVIVE. Trata-se de um programa conjunto dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que pretende valorizar o património ao abandono.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito deste Projeto, o Governo irá anunciar dez dos 30 edifícios que, até ao final do ano, vão ser concessionados a privados, com o compromisso de que sejam recuperados, reabilitados e acessíveis ao público, nomeadamente, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, que poderá ser transformado em unidade hoteleira.

Recordamos que esta não é a primeira vez que se afirma que o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova vai receber uma unidade hoteleira. No ínicio da década chegou a ser dada como certa a sua integração na rede das Pousadas de Portugal.

O Governo lançou na passada semana, duas linhas de financiamento, inseridas no programa “All for All”, no valor global de 5 milhões de euros para promover a adaptação dos espaços públicos e turísticos a pessoas com deficiência. Por forma a permitir a preparação e a capacitação dos destinos em receberem todas as pessoas, em igualdade de circunstâncias, o programa “All for All” dirige-se aos agentes públicos e a todos os empresários do setor, sendo que uma das linhas do programa visa o apoio à adaptação dos espaços públicos, e a outra apoia a reconversão e adaptação de hotéis, alojamento turístico, restauração e animação turística.

A Turismo do Centro de Portugal apresentará o Projeto “BRENDAIT – Building a Regional Network for the Development of Accessible and Inclusive Tourism” – um projeto piloto que está a ser implementado na Região Centro de Portugal, no âmbito da acessibilidade e da inclusão social de todos os seres humanos no turismo. Este projeto visa a construção de uma rede de Turismo acessível e inclusivo num território teste localizado em 8 municípios do litoral oeste (Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras).

Será, igualmente, apresentado pela Turismo Centro de Portugal, o Projeto “Património Mundial da Humanidade do Centro”, que tem como base os elementos patrimoniais sedeados na Região Centro que integram a lista de Património da Humanidade da UNESCO: o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha e a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, podendo integrar complementarmente outros recursos patrimoniais de relevância internacional, tais como, vestígios da romanização (Conímbriga e Centum Cellas), património associado às ordens religiosas e monumentos de caráter militar.

O projeto “Lugares Património Mundial do Centro”, com o horizonte temporal de 2016-2018, traduz-se numa iniciativa de turismo cultural inovadora, agregadora e atrativa, que utiliza como instrumentos fundamentais a apropriação, a programação cultural, a mediação e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional.
Os Municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra, Tomar, a Universidade de Coimbra e o Secretário de Estado da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro constituem-se como parceiros para a execução desta operação, tendo um papel preponderante no estabelecimento de redes de colaboração com o sistema cultural, criativo e turístico presente nos territórios.

 

28 de setembro, quarta-feira | Convento S. Francisco – Coimbra

PROGRAMA

10h30 – Visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova – no âmbito do Projeto REVIVE

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado

Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix

Presidente da CM de Coimbra, Manuel Machado

Presidente da ERT Centro de Portugal, Pedro Machado

11h15 – Convento São Francisco – Sessão de Boas-Vindas

Presidente da CM de Coimbra, Manuel Machado

11h25 – Lançamento do Projeto “Revive”

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado

Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix

12h00 – Intervenção do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

12h30 – Apresentação Projeto “BRENDAIT – Building a Regional Network for the Development of Accessible and Inclusive Tourism”

Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado

12h45 – Apresentação do Projeto “Património Mundial da Humanidade do Centro”

Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado

Representante dos municípios envolvidos no projeto, Manuel Machado

Presidente CCDRC, Ana Abrunhosa

13h30 – Encerramento

Dia Mundial do Turismo 2016 | “Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”
A Tailândia foi a nação escolhida para acolher oficialmente o Dia Mundial do Turismo (WTD) em 2016. O Qatar será o país acolhedor de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE