Região

Ser cosplay é vestir-se na pele de alguém que “gostaríamos de ser”

António Alves | 1 mês atrás em 16-03-2024

A cultura geek tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Nos últimos tempos, e fruto de jogos de computador e da “anime” japonesa, há quem dispa a pele de enfermeira ou designer para durante um período do dia se transformar em personagens de alguns desses jogos ou filmes de animação.

PUBLICIDADE

Dora é enfermeira e mora em Palmela, Setúbal. Há cerca de oito anos, e depois de ir a eventos de anime e cultura geek, sentiu vontade de se tornar, nem que seja por alguns momentos, em personagens que se revê na vida pessoal.

Ao longo destes anos, Dora já vestiu algumas personagens. Na Expocosplay, que está a decorrer no Foz Plaza da Figueira da Foz, tem expostos três fatos que já usou. “Já vesti muitas personagens, porque vamos jogando e vendo filmes e séries e como tal vamos ficando com vontade de nos tornarmos algumas dessas personagens”, disse ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

No início, recordou, vestir-se desta forma era um hóbi mas, com o passar dos anos, tornou-se um prazer diário vestir a personagem que queremos e gostaríamos de ser”.

Carregue na galeria e conheça os cosplayers presentes no Foz Plaza da Figueira da Foz

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre a personagem que trouxe à Praia da Claridade – 2B do jogo Nier: Automata -, a enfermeira Dora explicou ao Notícias de Coimbra que se trata de um boneco muito parecido com ela. “A 2b é um robô muito perspicaz, muito inteligente”, afirmou.

Refira-se que o jogo Automata é uma sequência de Nier, um spin-off da série Drakengard. A história passa-se a milhares de anos no futuro em que ocorrer uma guerra por procuração entre máquinas criadas por invasores alienígenas e andróides concebidos pelos remanescentes da humanidade, acompanhando os androides 2B, 9S e A2.

Veja o Direto com Dora, a personagem 2B do jogo Nier: Automata

Do Porto, veio à Figueira da Foz a designer Ágata, conhecida no mundo cosplay como SillyCat Cosplay. Durante a tarde deste sábado, 16 de março, vestiu o fato de D.va do jogo Overwatch.

O gosto por esta arte vem desde muito nova, altura em que nunca escondeu a vontade de ser uma personagem de alguns dos desenhos animados que via na altura. Mas foi a ida à Comic Con Portugal há oito anos atrás que aumentou a vontade de despir a pele de designer de comunicação para ser uma dessas personagens.

No início, a transformação era feita com fatos mais simples, mas com a aprendizagem de costura e fazer certos adereços levou a que fosse sendo um conjunto variado de personagens. Se D.va é muito semelhante à Ágata, a resposta foi pronta: “não tem nada a haver comigo, eu apenas me visto desta forma”.

Recorde-se que Overwatch é um jogo lançado em 24 de maio de 2016 e descrito como “hero shooter”. Na prática, e desde início, são designados jogadores em duas equipas de seis elementos, com cada jogador a ter liberdade de escolher mais de 30 personagens, conhecidos como “heróis”, em que cada um tem um estilo de jogo único.

Veja o Direto com Ágata, a personagem D.va do jogo Overwatch

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE