Portugal

Sentiu este sismo em Portugal?

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 29-12-2023

Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

O sismo, “de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Vendas Novas”, divulgou o IPMA, em comunicado.

O abalo, cujo epicentro se localizou a cerca de 12 quilómetros a nordeste de Vendas Novas, foi registado às 12:08 nas estações da Rede Sísmica do Continente, revelou o mesmo organismo.

PUBLICIDADE

O IPMA salientou ainda que a localização do epicentro de um sismo é um processo complexo que depende do conjunto de dados, de algoritmos e de modelos de propagação das ondas sísmicas, fazendo com que agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.

“Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, acrescentou, referindo que, se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados.

PUBLICIDADE

publicidade

Na segunda-feira, o instituto tinha registado um outro sismo com epicentro localizado em Vendas Novas, mais precisamente a cerca de 14 quilómetros a nordeste da localidade.

Esse sismo, com uma magnitude 4,0 na escala de Richter, foi sentido às 21:02 de segunda-feira nos concelhos de Évora, Almeirim e Ponte de Sor, igualmente sem registo de danos.

O abalo foi “sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Évora e Almeirim”, enquanto no concelho de Ponte de Sor (Portalegre) foi sentido “com menor intensidade”.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, pode ler-se na página de Internet do IPMA.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE