Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

O senhor das barbas contou como funciona a geringonça do Presépio dos Bombeiros!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-12-2017

Os alunos dos 3º e 4º anos da Escola do Areeiro animaram esta manhã a inauguração do tradicional Presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. Até cantaram! 

PUBLICIDADE

IMG_1467

As meninas e meninas tiveram a oportunidade de conhecer o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o “senhor de barbas” que lhes ensinou como funciona a “geringonça” que faz andar o secular presépio.

O tio Manuel Machado, muito querido, fez mesmo questão de revelar os segredos do presépio que é anterior à sua “primeira encarnação”.

IMG_1471

Nesta fria manhã de inverno, os petizes também ficaram a conhecer os joviais vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves, Carina Gomes.

PUBLICIDADE

E não há mais vereadores, pergunta um deles, que sabia, porque lhe tinham dito em casa, que a Câmara tem 11 eleitos.

O enviado especial do NDC, que não estava contar com a pergunta, teve de inventar uma resposta tão boa como esta época especial.

Então é assim… Regina Bento ficou a tratar das contas para o povo ter dinheiro para rebuçados no próspero ano novo. Francisco Queirós anda a arranjar casas para o sem abrigo. E os outros 5, pergunta outro, mais impaciente. Bem, os outros não recebem ordenado fixo, por isso só têm de aparecer de 15 em 15 dias.

Mas não fazem nada? Fazem, claro que sim!  Fazem perguntas, colocam questões. Alguns até querem trocar os bolos do lanche deles por uma frutinha. Sim, sim, as bananas e as laranjas fazem muito bem, mas as miniaturas dos bolinhos são tão docinhos. Têm de provar. Combinamos uma ida à Câmara? Boa!

IMG_1513

Para esta história ter um final feliz é necessário contar que o tradicional presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), instalado no quartel situado na Avenida Mendes Silva, mantém uma tradição iniciada há mais de 90 anos. Na elaboração do Presépio dos Soldados da Paz comandados pelo profissional Paulo Palrilha, volta a encantar miúdos e graúdos.

Consta que a primeira edição do belo presépio surgiu numa estação da parada do quartel dos Bombeiros, então situado na  Sá da Bandeira, por empenho e entusiasmo dos “soldados da paz”.

Em 2004,  o presépio foi deslocado para o então novo Quartel, na Mendes Silva, onde ainda pode ser visto por miúdos e graúdos.

IMG_1504

O Presépio atual está exposto numa área com cerca de 60 m2 e contém 150 figuras de barro pintado, sendo que 50 são animais. Toda a dinâmica é movida por um motor principal e por várias luzes.

Entre o musgo, voltamos a encontrar as figuras móveis do moleiro, do ferreiro ou do serrador, noras e moinhos em movimento, percursos de água e figuras que se deslocam.

Ao longo dos anos, foram sendo construídos vários engenhos, por iniciativa e entusiasmo dos bombeiros da CBSC.

Mágico! Não é por acaso que esta representação do nascimento de Jesus é visitada, anualmente, por milhares de pessoas.

IMG_1472

Os materiais reciclados têm feito parte deste Presépio. Entre eles, a roda de um carro de mão, o volante e a bomba de água de uma máquina de lavar roupa, correntes de mota, carretos e pedaleiras de bicicleta, entre muitas outras peças.

Na maior parte dos engenhos, apenas é feita a sua recuperação e manutenção. Alguns deles têm dezenas de anos e sobreviveram ao tempo de vida dos seus autores.IMG_1509

No final desta história de Natal, as meninas e os meninos foram dar uma volta num camião dos Bombeiros, daqueles a sério, o que proporcionou mais uns bons momentos de brincadeira.

Para além desta estrutura, está também instalado no espaço exterior um estábulo com ovelhas e uma árvore de natal iluminada, mas essa parte é melhor ver à noite.

Veja vídeos no Facebook de Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com