Conecte-se connosco

Académica

“Sempre sonhei ter a Universidade na Baixa” (com vídeo)

Publicado

em

Foi assinado, no dia 15 de julho, o protocolo entre a Agência Para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), que teve lugar na Doce Meu, a nova pastelaria da Visconde da Luz.

O projeto pretende unificar ambas as instituições, de forma a dinamizar essa área da cidade, com atividades realizadas pelas várias secções que compõem a AAC.

O evento contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), João Francisco Campos, a presidente da APBC, Assunção Ataíde, e o presidente da AAC, João Assunção.  

“Sempre sonhei ter a Universidade na Baixa”, afirma Assunção Ataíde. A mesma frisa a importância que a AAC tem para o local. “É um grupo de jovens que vêm viver a sua cidade” e “toda a zona precisa de muita juventude”, explica.

A presidente explicita que a dinâmica do projeto é “determinante” para o crescimento da Baixa. A relação criada pelo protocolo pretende ligar os conhecimentos académico e “da vida”, de forma que haja convívio entre várias faixas etárias e dar “vitalidade” ao centro urbano.

João Assunção enaltece que “a AAC sempre desejou estar ao lado desta comunidade”. O presidente, natural de Coimbra, admite que esta característica o fez sempre admirar a Baixa e que esta é “o coração fundamental” da cidade.

É com “tremenda honra e orgulho” e “uma responsabilidade acrescida” que a AAC se liga à área urbana e começa a realizar diversas atividades, frisa o dirigente estudantil.

O presidente da UFC agradece à APBC e AAC pelo que considera um “movimento conjunto” e que essa “junção de energias é importante para a cidade”.

João Francisco Campos admite que a UFC quer ver a Baixa “mais movimentada” e que este tipo de iniciativas são benéficas para o efeito. Embora não participe diretamente no protocolo, o presidente revela que, no futuro, gostaria de se juntar à AAC, ao nível do voluntariado.

No próximo sábado, dia 17, vai ser promovida uma sessão de poesia na Baixa, realizada em parceria com a Secção de Escrita da AAC. Embora esta seja a primeira atividade realizada no contexto do protocolo, a APBC já esteve presente na iniciativa Rostos de Abril, realizada pela instituição académica.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com